O país tem acompanhado a situação drástica que milhares de famílias do Rio Grande do Sul estão enfrentando. Por mais de uma semana, fortes chuvas atingiram 388 dos 497 municípios do estado, e comunidades inteiras tiveram que abandonar suas residências em busca de sobrevivência. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 619 mil pessoas ficaram desabrigadas, sendo que 79,5 mil foram levadas para abrigos e 538 mil alojadas em residências de amigos e familiares. Infelizmente, até o fechamento desta edição mais 130 pessoas tinham morrido em decorrência das enchentes.
É uma realidade que mexe com cada um de nós, com cada brasileiro que sofre junto a dor de um estado próximo, onde famílias perderam tudo o que tinham. E a situação está longe de melhorar, isso porque, o Lago Guaíba, bateu o recorde histórico, uma enchente nessas proporções não era registrada desde 1941, quando a água levou em média 30 dias para baixar. Por isso, Batatais também entrou na luta para ajudar os atingidos pela enchente e várias ações estão acontecendo em toda cidade. Escolas, lojas, supermercados, empresas de diversos segmentos, entidades, todos se uniram para arrecadar e levar ajuda aos que mais precisam nesse momento.
Segundo Adriana Mourão, da empresa Rodonaves, os batataenses estão contribuindo de forma extraordinária. “É uma verdadeira benção, arrecadamos muita coisa, inclusive os bombeiros estão ajudando a separar as roupas para facilitar o trabalho deles lá no Rio Grande do Sul. Calculamos 123 toneladas arrecadadas até agora de uma forma geral”, disse.
A empresária Eliana Menezes, que está no mesmo grupo da Adriana fazendo uma das campanhas de arrecadação na cidade, disse que o resultado é além da expectativa. “A campanha está um sucesso. Muito leite, muita água, fraldas, papel higiênico, roupas, cobertores. Tudo de muito graças a Deus. Agora lançamos uma campanha para comprar 1000 calcinhas e 1000 cuecas de adultos. Em apenas 24 horas conseguimos o valor para pagarmos essa compra feita por Lilian Lingerie. Nossa intenção será comprar também uma quantidade de calcinhas e cuecas infantis. Temos escolas muito comprometidas, pegamos já o que foi arrecadado pelo Colégio São José, na escola Fisk, enfim, é um trabalho de muita união, um só objetivo, todos de mãos dadas para ajudar”, disse Eliana, proprietária do Real Supermercados.
O Estádio Dr. Oswaldo Scatena virou uma central de arrecadação também. “Em parceria com a Trans Face Transportes montamos um QG para receber as doações em frente ao Estádio Dr. Oswaldo Scatena. Os batataenses de uma forma geral, sendo representantes de empresas, escolas, times de futebol e grupos de voluntários abraçaram a causa. Conseguimos arrecadar em 4 dias mais de 100 toneladas de doações, entre alimentos, água, roupas, rações, leite, entre outros materiais. Foram encaminhadas ao Rio Grande do Sul 3 carretas lotadas de doações. Expresso meus agradecimentos e minha gratidão a todos que ajudaram. Ficou para a história essa ação solidária”, disse André Tofeti, presidente do Batatais F.C.
O Lions Clube também entrou na operação de solidariedade. Conseguiu montar 15 cestas básicas utilizando como ponto de coleta o Supermercado Real do Riachuelo. O material seguiu para a Trans Face colocar no caminhão com destino ao Rio Grande do Sul.
O próprio prefeito Juninho Gaspar se envolveu diretamente na arrecadação estando com voluntários e caminhões arrecadando doações no Lago Artificial no último final de semana. A Prefeitura também enviou um veículo para o Rio Grande do Sul para buscar uma família de nossa cidade que ficou desabrigada após as enchentes. É a força da solidariedade que reduz o sofrimento de quem precisa e faz bem também para todos que se envolvem e contribuem.
“O Rio Grande do Sul passa por um grande desastre em meio às fortes chuvas, que não param e ainda provocam grandes alagamentos, gerando milhares de desabrigados, desabastecimento de água, alimentos, medicamentos, itens de higiene pessoal, vestuários, entre outros. A população de Batatais sempre foi solidária e caridosa e nesse momento tão difícil para nossos co-irmãos, deu mais uma demonstração de amor ao próximo. Buscamos e resgatamos familiares de batataenses no RGS, toda a comunidade, empresas, transportadoras, supermercados, times de futebol, escolas e a população em geral fazendo sua parte e realizando suas doações. Essa semana encaminhamos centenas de toneladas de alimentos, água, roupas e medicamentos para Sapucaia do Sul e ainda temos muitas toneladas para encaminhar e a campanha continua. Agradecimentos especiais a Trans Face, Rodonaves, Supermercado Real, Supermercado Nori, Colégio Objetivo, Claretiano, Imprensa, Batatais Futebol Clube, André e ao Eduardo, e principalmente a toda nossa população”, disse o prefeito Juninho Gaspar.
As pessoas que ainda quiserem ajudar podem direcionar suas doações para o Fundo Social de Solidariedade, cujo telefone de contato é o 3761-1644.