A cidade de Batatais e os demais municípios da região de Ribeirão Preto continuam na Fase Amarela do Plano São Paulo. Por conta dos indicadores de saúde, a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla 26 municípios, seguirá na mesma situação da retomada econômica até o dia 15 de novembro, quando haverá uma nova atualização.
Segundo os dados do Governo Estadual, apenas dois indicadores mantém a região na fase amarela, que é o número de internações por 100 mil habitantes e o número de óbitos. Apesar disso, a região progrediu no combate à pandemia. Na última atualização do Plano São Paulo, eram 59,3 internações por 100 mil habitantes e 10,2 óbitos por 100 mil habitantes. Agora, são 54 internações por 100 mil habitantes e 7,9 óbitos.
A atualização das regiões é agora mensal e não quinzenal. Caso uma região apresente piora nos indicadores ela será rebaixada diretamente para a Fase Vermelha, não havendo mais a Fase Laranja no plano de retomada. A Fase Vermelha é a mais rígida, que prevê o fechamento de todo tipo de estabelecimento que não seja considerado essencial.
Pandemia em declínio na cidade
Os dados do Boletim Epidemiológico do final dessa semana demonstram o declínio do número de infectados pelo novo coronavírus em Batatais. Na quinta-feira, 15 de outubro, haviam 34 pessoas em tratamento, sendo apenas duas internadas. O número chegou a cair para 26 na terça-feira, dia 13 e vem se mantendo baixo.
O fato negativo das últimas semanas foi a morte de quatro internos do Lar São Vicente de Paulo. A quarta vítima foi confirmada na segunda-feira, 12 de outubro. O paciente estava internado na Ala-covid da Santa Casa, onde seu quadro clínico se agravou. Em respeito aos familiares, o Lar não divulgou os nomes das vítimas.
Como noticiamos em nossa última edição, 17 dos 31 moradores do asilo foram contaminados pelo novo coronavírus, além de 11 dos 26 funcionários, totalizando 28. Os outros três idosos, vítimas da doença, faleceram nos dias 3 e 9 de outubro. A entidade continua mantendo os cuidados redobrados com internos e funcionários.
ACE divulga comunicado com ampliação do horário de atendimento das empresas
A Associação Comercial e Empresarial de Batatais divulgou na quinta-feira, 15 de outubro, um comunicado informando a ampliação do horário de funcionamento das empresas. Em conformidade com orientações do COE – Centro de Operações Especiais em Saúde Pública, e com as determinações do Plano São Paulo, de 9 de outubro, os estabelecimentos não essenciais estão autorizados a funcionar 10 horas diárias. Confira os horários indicados pela ACE: