Foi divulgado pela Federação das indústrias do Rio de Janeiro – Firjan – o estudo com o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras. O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019 tem como base os dados fiscais oficiais de 2018. Ele é composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.
Batatais aparece na posição 472º no Estado de São Paulo e 2604º no país. Em comparação com os índices divulgados em 2018, relativos a 2017, o nosso município caiu 14 pontos no estado e subiu 203 posições no ranking nacional.
O estudo mostra que Batatais tem nota 0,4652 em um índice que pode chegar a 1. Em Autonomia tem nota máxima, 1; Gastos com pessoal 0,5960, Liquidez tem índice zerado e Investimentos, 0,2649.
Pela Federação, as cidades com pontuação entre 0,4 e 0,6 pontos, como é o caso de Batatais, estão em dificuldades. Segundo Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, os resultados reforçam a urgência de o país aprofundar o debate a respeito da estrutura federativa brasileira. “Isso inclui, por exemplo, a Reforma Tributária contemplando os municípios, além da revisão das regras de distribuição de receitas entre os entes, das regras de criação e fusão de cidades e de competências municipais. Sem isso, toda a sociedade continuará sendo penalizada com serviços públicos precários e um ambiente de negócios pouco propício à geração de emprego e renda”, avalia.
Investimentos: sem foco no futuro
Apenas 3% da receita é o percentual destinado a investimentos, em média, por quase metade do país: 2.511 prefeituras (47% do total). É o que aponta o IFGF Investimentos, que mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada a melhorias nas cidades. “Na prática, essas prefeituras não conseguem pensar no futuro de sua população, pois não investem em infraestrutura, escolas e hospitais bem equipados, por exemplo”, avalia o estudo. Enquanto a pontuação geral de investimentos ficou em 0,4747, Batatais teve um índice nesse quesito de 0,2649.