/Batatais se destaca na representatividade feminina no Legislativo Municipal

Batatais se destaca na representatividade feminina no Legislativo Municipal

Batatais apresenta um desempenho expressivo em relação à representatividade feminina na atual legislatura da Câmara Municipal, superando com folga a média nacional. Das 15 cadeiras do Legislativo municipal, cinco são ocupadas por mulheres — o equivalente a 33,33% do total. Esse índice é mais que o dobro da média nacional, que, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de apenas 16%.
No início deste ano, mais de 58 mil vereadores e vereadoras tomaram posse nas câmaras municipais de todo o Brasil para o mandato de 2025 a 2028. Apesar de as mulheres representarem 51,5% da população brasileira, conforme o Censo 2022 do IBGE, a presença feminina no Legislativo municipal ainda é bastante limitada. A média nacional de mulheres eleitas vereadoras ficou abaixo de 20%, com destaque para as regiões Sul (19,74%), Nordeste (19,48%) e Norte (19,1%). O Centro-Oeste apresentou 18,59%, enquanto o Sudeste, onde está localizado o município de Batatais, teve o menor percentual: apenas 15,67%.
Os dados da Justiça Eleitoral, atualizados em julho de 2024, indicam que as mulheres compõem 52,4% do eleitorado brasileiro, totalizando 81,8 milhões de eleitoras. Ainda assim, essa maioria numérica não se traduz de forma proporcional em representação política.
Nesse cenário, o desempenho de Batatais ganha relevância, mostrando-se como um exemplo positivo de avanço na equidade de gênero na política local. Em uma região marcada por índices conservadores de participação feminina, o município desponta como referência no fortalecimento da presença das mulheres na vida pública e na tomada de decisões políticas.
A vereadora Andresa Furini disse que a cidade tem evoluído nas últimas eleições. “Ao analisarmos o histórico, percebemos que a população não tem mais medo de mudanças e renovação, como ocorria no passado. Batatais, considerada por alguns uma cidade tradicional, elegeu uma mulher trans, um número de mulheres acima da média nacional (20%) e muito acima da média regional (15,67%). Na legislatura passada, a mesa diretora eleita era composta por três mulheres: eu, como presidente; a vereadora Cláudia, como 1ª secretária; e a vereadora Anabella, como 2ª secretária. Isso demonstra reconhecimento e respeito por parte do Legislativo também. Estar entre as mulheres representantes da população é uma honra. Sinto orgulho e motivação para continuar o trabalho com firmeza e sensibilidade feminina. Os dados da nossa cidade nesse aspecto me enchem de alegria”, afirmou.
Da mesma forma, a vereadora Marcela Gaspar, ressaltou que a representatividade feminina na Câmara Municipal de Batatais é motivo de muita emoção, orgulho e, acima de tudo, gratidão. “Ser a mulher mais votada desta legislatura não foi apenas uma conquista pessoal, mas coletiva. Mostra que as mulheres são essenciais na construção de políticas públicas transformadoras e que, quando nos unimos, conseguimos abrir novos caminhos para as gerações que virão — um símbolo de que estamos, cada vez mais, ocupando os espaços que historicamente nos foram negados. Carrego, com muita humildade e responsabilidade, a confiança que a população depositou em mim. Quando olho para a atual composição da Câmara, com uma participação maior de mulheres, sinto esperança. Estamos quebrando barreiras invisíveis, enfrentando olhares desconfiados e provando, com coragem e trabalho, que nós, mulheres, temos sim lugar na política. Temos voz, temos força, temos competência. Nossa presença amplia os debates, enriquece as decisões e humaniza as políticas públicas, trazendo à pauta questões muitas vezes invisibilizadas”, afirmou.
A parlamentar disse ainda que sua trajetória até aqui é marcada por desafios, superações e aprendizados diários. “Sinto-me profundamente grata por ter quebrado barreiras e por servir de inspiração para que outras mulheres também acreditem que a política é um lugar nosso — que podemos e devemos ocupar com força, coragem e sensibilidade. Meu compromisso é seguir honrando essa confiança, defendendo com firmeza os direitos da nossa população e incentivando cada vez mais mulheres a participarem da vida pública”, concluiu.