A Semusa – Secretaria Municipal de Saúde – confirmou no início desta semana a morte de um homem de 64 anos por dengue. Trata-se da segunda morte do ano na cidade em razão da doença. A primeira foi registrada em 19 de fevereiro, quando um paciente, também do sexo masculino, de 19 anos, morreu em decorrência da doença.
Os números de casos continuam avançando. Dados contabilizados até 13 de março apresentavam 457 pacientes positivados, 594 negativados e 52 aguardavam o resultado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, têm sido intensificadas as ações no combate à dengue, e os mutirões casa a casa têm se mostrado uma estratégia importante. Em três edições, realizados nos bairros Vila Lídia, Centro e Castelo, a equipe de profissionais obteve resultados significativos. Confira:
Vila Lídia (24 de fevereiro):
Imóveis trabalhados e vistoriados: 798
Imóveis fechados: 322
Imóveis com recusa de entrada: 14
Recipientes com larvas identificados e eliminados: 22
Centro (2 de março):
Imóveis trabalhados e vistoriados: 1.297
Imóveis fechados: 633
Imóveis com recusa de entrada: 18
Recipientes com larvas identificados e eliminados: 17
Castelo (9 de março)
Imóveis trabalhados e vistoriados: 1.151
Imóveis fechados: 507
Imóveis com recusa de entrada: 10
Recipientes com larvas identificados e eliminados: 7
A Semusa alerta a população quanto à alta incidência da doença no país todo e solicita apoio da população para o combate aos criadouros do mosquito, que se encontram, em 75% dos casos, nos domicílios.
O Comitê de Operações contra a Dengue do município de Batatais está realizando a fiscalização dos terrenos e imóveis denunciados quanto à presença de criadouros da dengue, atendendo aos pedidos da população e cuidando da prevenção da doença. Para denúncias de criadouros do mosquito da dengue, entre em contato com a Ouvidoria da Prefeitura pelos números (16) 99998-5462 (WhatsApp), 0800-942-2999 ou (16) 3660-3400.
O combate é uma luta de todos, faça parte e nos ajude a proteger a nossa cidade. Verifique sua casa/comércio/trabalho: caixas d’água devem estar tampadas; coloque areia nos vasos com plantas; esvazie as garrafas e as deixe com a boca para baixo; mantenha as calhas sempre limpas; retire os pneus velhos da exposição às chuvas; evite água parada; limpe os recipientes de água e comida dos animais; descarte os materiais de maneira correta na Área de Triagem Transbordo (ATT) de Batatais – Rua Otorino Ravagnani, n. 2379 (Fundos do Jardim Mariana). Em caso de sintomas de dengue, procure atendimento médico.