Numa parceria com o Instituto Butantan, Batatais está recebendo o projeto piloto que utiliza plasma convalescente para tratar pacientes com Covid-19. Segundo a Secretária de Saúde Bruna Toneti, pacientes na Unidade de Pronto Atendimento serão os primeiros atendidos, dentro que estejam nos critérios técnicos apontados pelos especialistas. Inicialmente 50 bolsas de plasma foram disponibilizadas para o município.
Poderão receber o tratamento pessoas imunossuprimidas, com comorbidades e maiores de 30 anos, sendo necessário ter diagnóstico comprovado de Covid-19. Para isso, os hemocentros são pontos de coleta, armazenamento e distribuição do plasma hiperimune, inclusive o Hemocentro de Ribeirão Preto, da qual a unidade de Batatais é vinculada.
O plasma é a parte líquida do sangue, e é nele que estão contidos os anticorpos. O objetivo de um tratamento utilizando plasma convalescente é transferir ao paciente, de maneira passiva, um quantitativo de anticorpos suficiente para combater o vírus. O Butantan compara o tratamento a uma vacina imediata, pois ele transfere anticorpos contra o novo coronavírus ao mesmo tempo em que o organismo do paciente responde pela sua imunidade normal.
O Prefeito Juninho Gaspar, que solicitou a inclusão de Batatais neste projeto piloto, inicialmente desenvolvido apenas em Araraquara e Santos, ressalta que é mais uma ação em favor da vida. “Agradeço ao Instituto Butantan dizendo que cresce a esperança de dias melhores, na medida em que avançam os trabalhos científicos”, frisou o Prefeito.