O Cartório Eleitoral de Batatais está dando publicidade ao Edital nº 03/2019, comunicando os eleitores que não votaram ou justificaram em 2016, e nos 2 turnos de 2018, que os mesmos terão seus títulos cancelados. São 1.230 batataenses que simplesmente abandonaram as urnas, não exercendo o direito de voto por três oportunidades.
Os cidadãos, que constam da relação, afixada na Sede do Cartório, na Av. Dr. Chiquinho Arantes, 534, tem prazo até o dia 6 de maio para regularização. Os eleitores cujo exercício do voto é facultativo por prerrogativa constitucional e os eleitores cuja deficiência torne impossível ou oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não precisam se preocupar com o prazo, já que as suas inscrições não estão sujeitas a cancelamento.
O eleitor que tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofre algumas limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, tal como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargo público.
As inscrições dos eleitores que não regularizarem sua situação até 6 de maio serão canceladas entre os dias 17 e 20 de maio. A partir do dia 24, a Justiça Eleitoral divulgará as relações dos nomes dos eleitores e o número dos respectivos títulos cancelados.