Estado publicou matriz de avaliação dos municípios turísticos
Com vistas ao próximo ranqueamento das estâncias turísticas e dos municípios de interesse turístico, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo divulgou no início deste mês de março, no Diário Oficial do Estado, a matriz de avaliação/pontuação a ser aplicada na formatação do ranking.
Os municípios serão avaliados e terão maior pontuação referente ao fluxo turístico permanente; aos atrativos; equipamentos e serviços turísticos; estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo e menor população. O peso das notas atribuídas ao item COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), aliás, pode jogar o pleito de muitos municípios na lixeira.
No caso de Batatais, a Prefeitura vem realizando uma série de investimentos para fazer o turismo avançar, entre eles destacam-se: calendário de eventos com grandes atividades todos os meses; revitalização de pontos de atração como a Praça Cônego Joaquim Alves, Bosque Municipal, Centro de Eventos, Estação Cultura Editor José Olympio, Centro Cultural Professor Sérgio Lauranto, entre outros.
O município passou a ter uma equipe dedicada na área do turismo, com foco na profissionalização dos serviços prestados, seja nos eventos, nas atividades diárias e no atendimento de visitantes e turistas. O Turismo Rural passou a ter a atenção devida e hoje são várias as propriedades fazendo ou se preparando para fazer o receptivo.
O Conselho de Turismo foi atualizado, com participação ampla da sociedade civil, tendo auxiliado em muitas decisões, como na atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Integrado, que será votado pela Câmara nos próximos dias.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, outro destaque é a inclusão de Batatais na ferramenta Destinos Inteligentes, onde os visitantes tem agora um guia virtual para todos os atrativos, eventos e serviços do trade turístico da cidade.
“Temos uma somatória significativa de avanços na área do turismo. Estamos cadastrando tudo o que Batatas possui na plataforma do ranqueamento e esperamos manter a cidade bem pontuada entre as estâncias. Temos história, grandes eventos, atrativos organizados, turismo rural e muito mais. Nossa cidade é maravilhosa”, destacou o diretor de Turismo, José Paulo Fernandes.
A plataforma, complexa e extensa, para que os municípios cadastrem todas as informações, ficará aberta até 30 de abril.
Vale lembrar que Batatais tem direito a receber cerca de R$ 3 milhões por ano para investimentos no turismo, por ser estância. Daí a necessidade de todo o esforço para manter a cidade com essa qualificação.