O município de Batatais, primeiro da região a decretar lockdown, no mês de maio deste ano, após um longo período de grande enfrentamento e desgaste dos profissionais da saúde, começou o mês de outubro com motivo para comemorar. No dia 5, nenhum paciente encontrava-se internado pela Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, Hospital Major Antônio Cândido.
Com queda significativa também no número de casos, como já relatamos nesta edição, a cidade vive um momento de retomada, deixando para trás um dos períodos mais difíceis de sua história, onde chegou a ter 21 pacientes aguardando por leitos de UTI que estavam lotados.
Hoje, cerca de 80% da população de Batatais já está vacinada com a primeira dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19, sendo que 60% já tomou a segunda dose. “É claro que ainda temos muita batalha pela frente, a pandemia não acabou, longe disso, mas, essas vitórias precisam ser comemoradas e enaltecidas. Afinal, nós sabemos de tudo que passamos”, disse a secretária de Saúde Bruna Toneti, que ressaltou o apoio da população. “Esse trabalho é possível graças a comunidade também, que participou, foi muito consciente e está atendendo o chamado da vacinação. A cada dia espero que a gente possa trazer boas notícias como essa onde foi possível zerar a internação pela doença na cidade”, finalizou.
Variante Delta ‘indiana’ é diagnosticada no município
Apesar da redução dos casos no município, os resultados de amostras de exames coletados no dia 17 de setembro, em sequenciamento realizado pelo Instituto Butantan, mostram o registro de 2 casos com a nova variante B.1.617.2 (Delta indiana) da Covid-19. Apesar de não ter motivos para pânico, a OMS classifica a nova variante como uma “variante de preocupação” já que estudos apontam um maior potencial de transmissão.
A Secretária de Saúde Bruna Toneti lembra que a população ainda deve continuar com as medidas preventivas e ressalta a importância de ainda continuar usando máscaras de proteção e principalmente evitar ambientes fechados e aglomerações.