O Batatais Futebol Clube chega para as duas últimas rodadas do Campeonato Paulista, Série A3, com a corda no pescoço. Um simples tropeço pode significar o rebaixamento para a temida quarta divisão. O clube faz uma de suas piores campanhas na competição, com apenas 9 pontos ganhos e na penúltima colocação do Campeonato. Com o resultado na 13° rodada, da quinta-feira (20), perdendo por 2 a 1 para o Noroeste, dentro do Scatenão, o Fantasma chegou a sua sexta derrota e permanece sem vencer desde a quarta rodada, quando o clube venceu o Nacional por 4 a 2.
O clube foi do G8 ao Z2, com 6 derrotas, 6 empates e apenas uma vitória até aqui, com 10 gols marcados e 19 sofridos, tendo o segundo pior saldo na competição e um aproveitamento de apenas 23%. Depois do resultado negativo para o Bandeirantes, na décima segunda rodada, o técnico Luciano Baiano pediu demissão do cargo. Imediatamente o clube trouxe Paulo Campos, com passagens por grandes equipes, com destaque para o Real Madrid, quando foi auxiliar de Luxemburgo em 2005. O técnico fez sua estreia diante do Noroeste, na quinta, e terá ainda duas rodadas para tentar livrar a Fantasma do descenso.
O Batatais joga neste sábado, 22 de maio, contra a equipe do Rio Preto, fora de casa, a partir das 15 horas, em partida chave para tentar escapar do rebaixamento. O Rio Preto é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, com 13 pontos, quatro à frente do Batatais. O Fantasma precisa vencer o duelo direto para chegar a 12 pontos, onde ficará a apenas 1 ponto do Rio Preto. Na última rodada o desafio é vencer o Barretos, no Scatenão. O jogo será na terça, dia 25, às 15 horas. Para se manter na A3, precisaria vencer, para chegar aos 15 pontos, e torcer por novo tropeço do Rio Preto, que jogará fora de casa contra o atual líder, o Noroeste. O Olímpia é outra equipe que o Fantasma ficará de olho nas últimas rodadas, pois possui os mesmos 13 pontos do Rio Preto, e se sofrer duas derrotas, mesmo que o Rio Preto vença seu último confronto com o Batatais, conseguindo duas vitórias, o Fantasma se salvaria, jogando então a equipe do Olímpia para a zona de rebaixamento. Nos próximos confrontos, o Olímpia recebe em sua casa, no sábado (22), o Linense, às 17 horas, e na última rodada o clube enfrenta o Capivariano fora de casa, na terça (25), às 15 horas. De qualquer forma, o Batatais precisará vencer seus dois últimos jogos, sendo um deles direto pela briga contra o rebaixamento e torcer para que Olímpia e Rio Preto não vençam. Qualquer tropeço, o Fantasma da Mogiana estará automaticamente rebaixado para a bezinha. Como o retrospecto é muito ruim neste ano, será preciso força de vontade, combinação de bons resultados e muita sorte, um verdadeiro milagre. Boa sorte à nossa equipe nas últimas rodadas.