Foi realizado, no início de novembro, o sorteio das sedes e dos grupos com todas as equipes para a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição de 2023, e como já era esperado, o Batatais Futebol Clube está novamente fora da competição. A única esperança era ser uma das sedes, mas o município acabou não sendo um dos escolhidos. Logo após a confirmação, Guilherme Francisco, que coordena as categorias do Sub-15, 17 e 20 do Clube, e que esteve presente na cerimônia a convite acompanhando, soltou uma nota, em nome da comissão, pedindo desculpas onde criticou o Poder Público pela não escolha de Batatais como uma das sedes.
“Aos atletas, comissão, staff, diretoria e torcedores. Viemos informar que nossa participação na edição de Copa São Paulo 2023, não ocorrerá como cidade sede, como também no ranqueamento de divisão que o clube se encontra, não atingimos os quesitos para entrar como convidado. A Federação Paulista de Futebol alegou que os quesitos solicitados em termo de compromisso não foram atingidos no sentido de logística, dentro do tempo determinado. Algo que foi incumbido à Prefeitura Municipal de Batatais. A mesma argumentou o prazo curto estipulado pela FPF. O Batatais Futebol Clube cumpriu com todas as demandas de estrutura e ajustes solicitados previamente em termo de compromisso e vistoria da FPF. Salientamos que a candidatura da cidade de Batatais, como sede da Copa, não seria tal confirmação. Sendo assim, deixamos aqui nosso sentimento de “desculpas” aos atletas e comissão que estava se empenhando para tal oportunidade caso acontecesse. Nosso trabalho não para, temos a ciência e convicção de nossos objetivos e continuamos se preparando para o Campeonato Paulista Sub-15, 17, 20 e apoiando o sub-23, que exclusivamente depende de nós clube confirmarmos a participação. Agradecemos a todos a compreensão. Á Diretoria”, frisou em nota.
A 53° edição da Copa São Paulo será disputada em janeiro com final marcada para o dia 25 do mês, data do aniversário de São Paulo. Esta será a quarta edição seguida em que o Batatais, vice-campeão da competição em 2017, ficará de fora da Copinha. O último ano em que o Clube participou foi em 2019, já a última vez em que Batatais foi sede foi em 2013.