Chefe de Gabinete da Prefeitura, Juninho Riul, destacou os procedimentos já em andamento para aplicação dos recursos viabilizados por operações financeiras.
No ano passado, a administração municipal conseguiu viabilizar, e aprovar na Câmara Municipal, R$ 33 milhões em operações financeiras, sendo R$ 28 milhões pelo Finisa, junto a Caixa Econômica Federal, e R$ 5 milhões no Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo, operações de crédito com outorga de garantia no valor de até R$ 5 milhões.
Na oportunidade, o prefeito Juninho Gaspar destacou os problemas estruturais da cidade, que há muito tempo precisam de resolução; como ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água; obras de recapeamento; finalização do Distrito Industrial; renovação da frota, inclusive do transporte público municipal, entre outros.
Nessa semana, a nossa equipe de reportagem falou com o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Orion Francisco Marques Riul Júnior, o Juninho Riul, que tem papel fundamental na estrutura administrativa organizada pelo Prefeito Juninho Gaspar e o Vice Dr. Ricardinho.
JC – Juninho, para esse ano o grande desafio da atual administração seria a aplicação dos recursos viabilizados por meio de operações financeiras aprovadas em 2022?
Juninho Riul: É com grande satisfação que chegamos a um novo momento nesta administração. Depois de dois longos anos de muito trabalho para poder colocar o caixa da Prefeitura de Batatais em ordem, de renegociação com credores, de quitação de dívidas, hoje o ambiente é economicamente menos hostil e o Município tem, enfim, o fôlego que tanto precisava. Há muitas décadas, ouvíamos em todo início de governo as mesmas críticas acerca do endividamento público, da farra com o dinheiro dos impostos, da irresponsabilidade fiscal. Enquanto críticas eram feitas, poucas medidas efetivas eram tomadas e a novela só se repetia. Foi com muita coragem, determinação e, acima de tudo, responsabilidade, que o Prefeito Juninho Gaspar e o Vice, Dr. Ricardinho, decidiram enfrentar esse desafio fiscal e garantir segurança e investimentos para o futuro da população batataense.
Hoje, após um choque de gestão, os salários e as obrigações trabalhistas dos servidores são pagos rigorosamente em dia, todos os fornecedores da Prefeitura Municipal de Batatais recebem dentro do prazo contratual, os parcelamentos feitos pelas gestões anteriores vêm sendo amortizados em grande volume e um novo horizonte de credibilidade que a cidade não experimentava há décadas, vem se formando. Nesse momento, devido à gestão econômica responsável e tecnicamente correta, as pastas possuem capacidade de investimento para a realização de melhorias na prestação de serviços públicos que povo de Batatais tanto aguarda e merece.
Superada essa fase inicial, foi chegado o momento de inserir uma nova política de planejamento na Administração Municipal. Para que possamos otimizar a gestão dos recursos públicos, é fundamental que todas as pastas trabalhem com um planejamento bem aprofundado, para definirmos quais as políticas públicas serão realizadas em cada uma das áreas de interesse da sociedade, atendendo às demandas de curto, médio e longo prazo de execução e realizando melhorias, seja de atendimento, seja de infraestrutura, essenciais para um Governo de sucesso. E para isso, realizamos uma grande formação com as equipes e viemos trabalhando incansavelmente nos últimos seis meses para conseguirmos definir as diretrizes das ações da Administração para os próximos dois anos.
Hoje, o desafio é outro. No primeiro momento, dada a situação precária que o Prefeito Juninho e o Vice, Dr. Ricardinho, encontraram a gestão, foi um período de construção de alicerces. Um momento de garantir condições para começarmos a construir a cidade que o batataense sempre sonhou. Agora, com muito da casa em ordem, com planejamento correto e completo, é tempo de executar tudo aquilo que foi pensado. Sem dúvida, portanto, o grande desafio da atual administração é aplicar esses recursos garantidos para investimentos. Pois sua aplicação depende da realização de projetos, aprovações, procedimentos licitatórios e uma série de trâmites burocráticos que, por muitas vezes, fogem ao controle direto do gestor e acabam por atrasar.
É, sem dúvida, um obstáculo que estamos muito felizes de termos de enfrentar, pois significa que cumprimos a primeira parte de nossa missão com êxito. Sabemos que não será fácil, mas essa equipe não foge ao trabalho, adora desafios e, certamente, está pronta para mais esta etapa.
JC – Além da licitação da parte elétrica do Distrito Industrial Rudolf Kamensek, quais os processos já encaminhados para execução?
Juninho Riul: Já licitamos, contratamos e demos a ordem de serviço para realização dos projetos de engenharia de revitalização do Centro de Lazer Zeca Lopes, do Centro de Lazer do Trabalhador, da perfuração do poço do Garimpo II, do Desengano II, da interligação do sistema do Garimpo, da Reforma e Revitalização da ETA, da duplicação e ampliação da Avenida Ayrton Senna, dentre outros projetos, que aguardamos receber nos próximos 40 dias, para podermos dar início aos procedimentos de contratação das obras.
Além disso, já adquirimos dois ônibus 0km, com ar-condicionado e adaptado para PCD, para o transporte urbano municipal, que devem ser entregues no fim do mês de março.
Ainda grandes obras devem ser realizadas pela Administração Municipal neste ano, como a reforma e revitalização da Praça Matriz, início da reforma do Bosque Municipal, reforma de várias UBS, da UPA, ampliação de escolas e creches municipais, reforma do Teatro Municipal, reforma do Centro Cultural, revitalização da Estação Cultura, reforma e reorganização do Almoxarifado Municipal, dentre muitas outras.
JC – A estrutura administrativa foi ampliada para dar conta de atender toda a demanda de novos projetos?
Juninho Riul: Sim. Durante o último ano (2022), houve uma grande ampliação na estrutura administrativa do Município para garantir maior capacidade de execução de investimentos. A Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos passou por uma readequação de pessoal, sendo convocados através do concurso vigente, engenheiros, arquitetos, topógrafo, fiscais, auxiliares administrativos, dentre outros profissionais fundamentais para o atendimento das demandas que (graças a Deus) vêm aumentando cada vez mais. Também na Secretaria de Administração tivemos um incremento significativo para que o setor de Compras do Município tivesse estrutura suficiente para o aumento do número de procedimentos licitatórios.
Aos poucos, uma estrutura administrativa que foi desenvolvida ao longo das últimas décadas para produzir pouco, vem sendo alterada e reorganizada, com vistas a ter capacidade de oferecer cada vez mais à população de Batatais.
JC – Nos últimos dias tivemos a mudança dos programas da área tributária e também a implantação de novo software de compras. Essas ações também fazem parte da modernização administrativa?
Juninho Riul: Sem dúvida. A modernização da administração é um dos principais objetivos da gestão atual. E, nas últimas semanas, estamos vivendo um período de transição. Adquirimos um novo software de gestão municipal, que vai muito além da área tributária e compras. Atinge toda a Administração Municipal, dispensando o uso do papel e passando a permitir com que o gestor controle o andamento de todos os procedimentos da Prefeitura através do seu computador. Estamos em 2023, já passou da hora da Prefeitura de Batatais se tornar digital. Com a implementação deste novo software, teremos uma redução muito grande no retrabalho existente nas rotinas administrativas, podendo melhorar a gestão de todas as pastas e realizar um controle efetivo sobre a execução do planejamento e das ações de cada uma das divisões existentes na Prefeitura.
É muito satisfatório poder ver a Prefeitura de nossa cidade se modernizando, preocupada com a agilidade no atendimento do cidadão e buscando acabar com aquela morosidade e burocracia excessiva que existia no passado. São novos tempos!