Os indicadores criminais em nosso município, com exceção do crime de roubo, que teve um ligeiro aumento, saltando de 3 para 5 no mesmo período, comparando os anos de 2019 e 2020, os demais seguem em queda, conforme dados fornecidos pela Polícia Militar, colhidos na Secretária de Segurança Pública.
Analisando o bimestre (março e abril), período em que o enfrentamento ao Covid-19 ganhou força, na mesma proporção em que o vírus se espalhou, os índices dos crimes mais graves em Batatais foram os seguintes:
De acordo com o 1º Tenente PM Lucas Sançana, a redução se dá por uma série de fatores: no caso dos furtos, as pessoas estão ficando em casa, então naturalmente as residências não estão vazias e os criminosos não tem oportunidade de praticar esse crime. Quanto aos veículos, da mesma forma, há menos circulação, por consequência menos veículos estacionados, o que reduz também a oferta para o crime. Quanto ao roubo, houve um aumento nos casos, porém também um maior número de criminosos presos, ou seja, em que pese tenham tentado subtrair coisa alheia móvel mediante violência ou grave ameaça, foram surpreendidos e detidos e essa resposta, de acordo com o Tenente é o principal fator que auxilia na redução em geral. “Logo no início do mês, tivemos em 3 dias seguidos, 3 ocorrências muito positivas. Em um dia a Polícia Militar prendeu 2 ladrões de veículos, oriundos do município de Morro Agudo e que vieram à Batatais para praticar novos roubos. Em outra oportunidade, foi detido o autor de um roubo à uma rede de supermercados da cidade, sendo o crime praticado às 11h da manhã e o indivíduo identificado e detido pelos policiais militares pouco tempo depois, tendo sido retirado de circulação nessa ocorrência um simulacro de arma de fogo, que havia sido utilizado na ação delituosa. Por fim, outros dois indivíduos foram detidos após tentarem furtar duas residências. Durante as diligências, os militares conseguiram identificar os autores e descobriram que eram integrantes de uma quadrilha de Ribeirão Preto, procurada por diversos outros furtos”, informou.
Em síntese, essa rápida resposta aos crimes que ocorreram, trouxe maior sensação de segurança para a cidade e contribuiu para a manutenção a situação de normalidade, ainda que nos tempos difíceis que a população vem enfrentando. Nas palavras do Tenente, é importante que o criminoso saiba que em Batatais não terá vida fácil, e a detenção de infratores de fora, que estavam se encorajando a praticar delitos aqui foi fundamental para que esse recado fosse dado.