Desde o início da pandemia, em meados de março, em que tudo parou, inclusive o futebol, muito se pergunta sobre quando e como ele retornaria. Era algo que os brasileiros não estavam acostumados, como campeonatos serem paralisados. O Campeonato Paulista, por exemplo, chegava na sua reta final. Na Serie A3 o Batatais Futebol Clube fazia uma boa campanha, e até então estava em 6º colocado na competição e se mantendo entre os classificados para as quartas de final. Neste momento, por exemplo, estaria sendo disputado o Campeonato Brasileiro, mais importante competição do país. Nas últimas semanas a possibilidade de retorno das disputas vem sendo debatida, com reuniões entre presidentes dos clubes e federações, mas ainda segue sem a autorização do Governo do Estado, porém, pode ser que esteja próximo, pelo menos o retorno aos treinamentos dos clubes, seguindo as devidas recomendações.
Nosso jornal realizou uma enquete, onde ouvimos jovens entre 18 a 32 anos, que são amantes do futebol. Perguntamos a todos se são a favor ou contra o retorno do esporte no país. Dos 70 ouvidos, 45 votaram contra, totalizando 64% dos votos. Já para os que votaram a favor do retorno, somou-se 36%, com um total de 25 votos. Confira algumas opiniões dos entrevistados pela nossa enquete, a favor e contra a volta do futebol:
“O primeiro ponto em que sou contra a volta é pelo momento que o Brasil está em relação a outros países que voltaram, como a Alemanha e Portugal. Esses países já passaram pelo pico, estão com uma redução notória no número de casos e mortes. Já nosso país ainda está em uma crescente. O segundo ponto é o número de testes. Esses países que voltaram fizeram muitos testes e tem que se fazer muitos teste, além de jogadores, tem que se testar árbitros, roupeiros, nutricionistas, enfim… e sabemos que o Brasil tem uma escassez de testes. Queria sim que o futebol voltasse, mas não estamos no momento igual a outros países que voltaram”, Eduardo Henrique, 29 anos.
“Sou contra, porque eu acho que é um meio de contaminação e que o perigo ainda é real, então não podemos bobear e abusar. Mesmo se não houver torcida, os jogadores ficarão expostos. Acho desnecessário voltar colocando mais pessoas em risco”, Clara Mianovichi, 23 anos.
“Sou favorável a volta do futebol, assim como a volta de diversas outras atividades. Na minha ótica, a grande maioria já vem fazendo tudo o que fazem em seu cotidiano, mas pregam uma falsa ideia de ‘fique em casa’. Entendo que o futebol é uma coisa supérflua, mas levando em conta todos os protocolos de segurança que os clubes e federações têm condições de arcar, creio que a margem de segurança é válida e pode ser considerada”, Michel Custódio, 25 anos.
“Em minha opinião deveria abrir tudo novamente. Eu trabalho no comércio e vejo que mesmo fechado a população não estava em casa, então se um não pode e outros podem, já acho que deveria voltar ao normal. O Futebol consegue ter andamento com as prevenções, estádios fechados etc. Querendo ou não, muita gente também depende de transmissões do esporte pra sobreviver, e nem estou me referindo aos atletas, que são ricos. Se seguir todas as recomendações, o futebol tem sim, condições de voltar”, Willian Oliveira, 27 anos.
“Sou contra a volta do futebol. Nesse momento o número de casos e mortes pelo covid19 vem aumentando em nosso país. Devemos priorizar vidas. Além disso, para a volta são necessários muitos testes, tirando daqueles que realmente necessitam”, Maurício Marciente, 25 anos.