Tem início neste sábado, 31 de agosto, a Copa do Mundo de Basquete, que será disputada na China até o dia 15 de setembro. A mais tradicional competição entre seleções teve seu formato modificado, onde serão agora 32 seleções, divididas em oito grupos, onde as duas primeiras colocadas avançam. O Brasil, Bicampeão mundial e seleção presente em todos os mundiais, ao lado de Estados Unidos, estará no grupo F, junto à Grécia, Nova Zelândia e Monte Negro. O técnico Aleksandar Petrovic não pôde contar com nomes fortes como: Nenê, Scott Machado e Raulzinho Neto, mas fez uma boa mescla entre a Juventude e a experiência dos atletas. Mas, será que os batataenses, apaixonados pelo basquete, estão confiantes em uma boa campanha de nossa seleção?
“Acho que tudo é possível. Hoje a Seleção Brasileira conta com uma mescla de jogadores experientes e jogadores novos, o que considero muito positivo. Além disso, muitas seleções estão com desfalque de jogadores que atuam na NBA, como os Estados Unidos por exemplo, dando mais equilíbrio para a competição. Ainda tem a diferença da regra da FIBA para a NBA, que permite mais contado por isso a marcação se torna mais forte. Vai ser um grande mundial”, disse Maurício Marciente, profissional de Educação Física.
“Acho que o Petrovic poderia dar mais espaço aos jovens. Creio que a classificação passa por esses jovens, tendo em vista que os medalhões já são consagrados. Acredito na classificação direta, e a seleção pode surpreender indo para as finais, tendo em vista a fragilidade das seleções candidatas ao título (EUA, Espanha, França) e apostando nos jovens como o Yago, Didi, Caboclo e Felício”, afirmou Leonardo Sampaio, torcedor da seleção.
“Acredito que a seleção brasileira vai fazer uma boa campanha. Temos condições de estar entre os seis melhores do mundo pela qualidade do time e, quem sabe, surpreender e avançar ainda mais na competição”, ressaltou Júlio César, Técnico Esportivo da Secretaria de Esportes.
“Acho que tudo é possível. Países sem muita tradição cresceram muito nos últimos anos, muito em virtude da globalização da NBA, caso da Grécia, por exemplo. O Brasil tanto pode chegar à final e conquistar o sonhado tri mundial, quanto pode se despedir na primeira fase, o que não seria nenhum demérito já que estamos em um grupo tão forte”, afirma Gabriel Maciel, colunista do site esportivo ‘Neneca Sports’.
“A Seleção Brasileira está com um time muito bom, tanto com veteranos como também com os novatos. Esse time tem tudo para dar certo nesse mundial. O grupo é mediano e acredito que o Brasil tem um conjunto melhor”, disse o torcedor e também atleta amador do basquete, Robert Malaquias.
A Seleção conta com Huertas, Yago, Rafa Luz, Didi, Leandrinho, Marquinhos, Alex, Benite, Bruno Caboclo, Felício, Anderson Varejão e Augusto Lima. O Brasil estreia nesse domingo, 1º de setembro contra a Nova Zelândia em Nanjing, as 5 horas. O canal Sportv 2 transmite o mundial.