No dia 25 de maio foi nomeado Superintendente da Fundação para o Remédio Popular – Furp, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, o batataense Fabiano Marques de Paula. Ele que foi Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal durante a última gestão, e já ocupou outros importantes cargos no estado, falou à nossa reportagem sobre mais esse desafio.
JC – Bem Fabiano, tivemos acesso a sua nomeação para a superintendência da Furp. Já assumiu o cargo?
Fabiano Marques de Paula: Agradeço a confiança do governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia, que muito me honra, pois são dois líderes respeitados e gestores públicos comprometidos com a defesa da vida e com o desenvolvimento econômico e social da população do nosso Estado. Estou fazendo a transição do trabalho no Iamspe para a Furp, e o Conselho da Furp realizou, no último dia 10 de junho, uma reunião homologando a minha nomeação. A partir daí, iniciei os trabalhos oficialmente, com reuniões e contatos para o levantamento das principais informações gerenciais e desafios da Furp.
JC – Quais as suas atribuições na Fundação e qual o papel dela no complexo sistema de abastecimento de medicamentos para a população pelo SUS?
Fabiano Marques de Paula: Fui nomeado para o cargo de Superintendente da Furp, que é uma fundação do governo estadual que tem no Superintendente o seu dirigente superior, auxiliado pelos Diretores da área administrativa-financeira, industrial e comercial.
A Furp tem uma bonita história de trabalho e de serviços prestados ao povo paulista e brasileiro no abastecimento de medicamentos de uso popular, muitos deles negligenciados pelas grandes empresas farmacêuticas por conta de seu baixo valor de mercado.
Assim, esse papel garantidor de tais medicamentos cabe à Furp, que está equipada com uma unidade fabril em Guarulhos com mais de 40 mil m2.
JC – A FURP é responsável pelo Doce Certa e outros projetos importantes no fornecimento de medicamentos do estado. Além de manter o trabalho realizado, o que espera conseguir desenvolver à frente dessa instituição?
Fabiano Marques de Paula: Estamos estudando o portfólio de medicamentos hoje produzidos pela Furp, levantando seus custos e suas demandas no âmbito do sistema público de saúde. Assim, em seguida poderemos planejar e projetar novas perspectivas de atuação da fundação, o que virá em tempo oportuno e teremos prazer em anunciar à população de Batatais.
JC – Todos os municípios do estado são atendidos pela FURP? Batatais, no caso, é beneficiada de qual forma?
Fabiano Marques de Paula: A Furp pode atuar em programas de âmbito estadual, e até nacional se necessário for, para a produção e o fornecimento de medicamentos, sendo que o Dose Certa é um destes projetos de sucesso do governo estadual, contemplando um enorme contingente de municípios paulistas, e atendendo milhões de pessoas anualmente com medicamentos cuja qualidade é reconhecida em todo país.
JC – Quais os cargos que já ocupou no estado?
Fabiano Marques de Paula: No governo estadual, trabalhei na administração indireta, como a FDE, que é ligada à área da educação; no Instituto de Pesos e Medidas – IPEM, que tem uma atuação importante na área da defesa do consumidor e da concorrência justa; e no Iamspe, que atende a saúde dos servidores públicos estaduais, onde fui diretor administrativo-financeiro e depois chefe de gabinete. Trabalhei também na administração direta estadual, na Secretaria da Justiça e Cidadania, onde tive a honra de servir como Secretário Adjunto de Estado nos anos de 2011 e 2012. Assim, sou muito grato por essas oportunidades que tive, que me fizeram acumular uma grande experiência e aprendizado de gestão pública. Por esta longa folha de serviços prestados na administração estadual, decidi fazer também uma pós-graduação em Gestão Pública, que concluí no ano de 2020, graças a Deus com sucesso.
JC – Além de prefeituras, a Fundação atende projetos de entidades? No caso em Batatais temos o Projeto Farmácia Solidária que trabalha com fornecimento gratuito de medicamentos a população. Esse tipo de ação pode ser contemplado?
Fabiano Marques de Paula: A Furp pode atender prefeituras, governos estaduais e até o governo federal na produção e fornecimento de medicamentos com destino social, e também pode atender entidades, sindicais e projetos sociais, e por essa razão a Secretaria Estadual de Assistência Social também tem assento no Conselho da Furp, participando da gestão da fundação. O projeto Farmácia Solidária de Batatais tem um papel social muito importante, é um projeto belíssimo, com forte cunho assistencial e social, um projeto que dá orgulho a todos os batataenses.
Com certeza, dentro das normativas vigentes, a fundação terá um olhar para iniciativas especiais como essa da Farmácia Solidária. E nosso trabalho, até como batataense que tenho orgulho de ser, sempre foi voltado a ajudar Batatais, por todos os meios possíveis, para contribuir para seu bem-estar social e seu desenvolvimento econômico.
No Iamspe, por exemplo, conseguimos retomar o convênio para atendimento na Santa Casa, que foi uma vitória, e depois conseguimos também, com a ajuda e o trabalho do Deputado Federal Geninho Zuliani, aumentamos o repasse mensal do Iamspe para o Hospital de Batatais de 50 para 100 mil reais, o que viabiliza um melhor atendimento aos usuários do Iamspe na cidade.
JC – O que esperar do Fabiano Marques de Paula em mais esse desafio profissional?
Fabiano Marques de Paula: Sou cristão, e acredito que todo trabalho, para ser bem-sucedido, tem que pedir as bênçãos de Deus. Sei que sem Deus não podemos nada, mas com Ele podemos muito, não porque somos fortes, mas porque a graça divina é abundante e incessante. Da minha parte, como sempre fiz em minha vida, irei me dedicar de verdade, com esforço, com afinco, com foco em realizar um bom trabalho à frente da Furp. Assim eu peço que Deus me ajude. Podem contar com muito trabalho e dedicação.