É nítido o aumento do número de ciclistas não só em Batatais, mas nos quatro cantos do mundo. Todos os dias, pelo menos uma reportagem a respeito de ciclistas é possível ver nos noticiários de todas as partes. Em Batatais, o aumento é tão significativo que mais grupos estão surgindo a cada dia para passeios e até viagens. As bicicletarias estão faturando mais e o comércio investindo em roupas e acessórios para esse esporte. E não são apenas ciclistas esportistas ou de passeios não, mas também muitos trabalhadores que trocaram os veículos motorizados por duas rodas sem motor. Mas, de que adianta pensar no bem-estar e na economia se não tiver o apoio do Poder Público? Isso vem causando certa revolta aos ciclistas e pedestres também, que circulam pela Vicinal Ayrton Senna, hoje uma Avenida que liga seis bairros da cidade, entre eles o Jardim Veneza até o Jardim Mariana.
Convivência com o ‘risco de acidentes’
“Passo na Vicinal Ayrton Senna todos os dias de manhã. Considero importante a construção de uma ciclovia no local, não somente para a prática esportiva da nossa população, mas porque a maioria das pessoas que passam por lá, utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. São trabalhadores que acabam disputando espaço com veículos como carros, motos, caminhões e ônibus, pois é uma via de acesso a diversos pontos da cidade e integração entre bairros e tanto ciclistas quanto pedestres encontram dificuldades para circular e chegar ao seu destino, caracterizando a lei do ‘salve-se quem puder’. Em diversos trechos ciclistas enfrentam buracos, desníveis, falta de sinalização, interferências e além disso, rotatórias confusas, sem iluminação que ainda tornam mais perigoso o trajeto de casa para o trabalho ou para escola, aumentando assim o risco de acidentes. Já foram perdidas vidas no local e considero que passou da hora que providencias sejam tomadas, antes que mais acidentes aconteçam no local”, afirmou Letícia Maria Silva Fleming, funcionária pública.
A importância das ciclovias é um tema cada vez mais discutido, pois a utilização de bicicletas é enxergada como uma das soluções para o transporte urbano, sem perder a praticidade no cotidiano. A implementação destas vias específicas para a bicicleta, no entanto, nem sempre é bem recebida por toda a população, apesar de seus benefícios. Muitas pessoas as enxergam como um problema no trânsito, e as acusam de não possuir uma finalidade real. Na verdade, a maior parte dos estudos indica exatamente o contrário: estas faixas agilizam o trânsito urbano e estimulam o uso de bicicletas como uma opção de locomoção. Ciclovias encorajam o ciclismo como um meio de transporte, o que é essencial para desafogar o trânsito. Especificamente na Ayrton Senna, o problema é ainda maior, pois além da ciclovia, a ‘avenida’ não tem calçada, não tem se quer acostamento e com isso o risco de mais acidentes acontecerem é cada vez maior, tendo em vista o aumento de casas naquela região.
“Eu moro no Jardim São Carlos e vou de segunda a sexta-feira na parte da manhã para o Jardim do Ipês trabalhar em uma casa de família, então sou obrigada a transitar pela Vicinal Ayrton Senna e confesso que todos os dias é de dar medo, principalmente em época de chuva. Infelizmente não são todos os motoristas que tem conscientização ao passarem por um pedestre e como tem um pedaço da via que não tem acostamento em nenhum dos dois lados, ou eu ando em cima do mato ou coro o risco no canto da rua. Isso sem falar nos ciclistas que muitos como eu usam aquela vicinal para irem trabalhar, então a disputa pelo espaço é ainda maior. Não me conformo que com o aumento de tantos bairros por este lado ainda não exista uma calçada. O que será que estão esperando acontecer para tomarem uma providência? Aquela rua não é mais uma vicinal, mas sim uma avenida e muito movimentada”, comentou Claudia Aparecida Araújo, secretária do lar.
Câmara Municipal cobrou melhorias
No mês de julho desse ano foi encaminhado um requerimento ao Prefeito, feito pelo Vereador Marcelo de Arruda Campos, sendo direcionado ao setor competente da Prefeitura, perguntando a respeito da urbanização da Vicinal. O que estaria sendo projetado e a previsão, com datas, de implantação das melhorias. O Setor de obras do Município enviou a seguinte resposta: “Sirvo-me do presente para informar a Vossa Excelência que, a Secretaria de Planejamento, juntamente com a diretoria de Planejamento vem desenvolvendo levantamento de dados topográfico ‘in loco’, principalmente quando se trata de um projeto com estudos detalhados desta monta. Portanto, os estudos estão em andamento, mas ainda é muito precoce falar em uma data para efetiva implantação”, atenciosamente Carlos Augusto Morandi Pimenta, engenheiro civil e Secretário Municipal de Planejamentos, Obras e Infraestruturas.
Até que as medidas sejam tomadas pelo Poder Público, melhorando minimamente as condições de segurança, de quem utiliza as ‘pistas’ da Ayrton Senna, os usuários devem manter todo cuidado e atenção. É a vida que segue sendo colocada em risco diariamente.