Após as festas de natal e réveillon vem crescendo de forma acelerada, batendo recordes, o registro de novos casos de Covid-19 em Batatais. Nesta semana, tivemos em apenas três dias, 4, 5 e 6 de janeiro, 395 casos positivos, número muito superior ao pior momento da pandemia.
Segundo a Secretária de Saúde, Bruna Toneti, somente em 18 e 20 de maio do ano passado, na época em que o município precisou decretar lockdown, é que foram registrados 100 novos casos da doença em um único dia, daí o motivo de alerta para todos. “Cada organismo reage de uma forma. Grande parte da população não apresenta sintomas graves da Covid, por conta da vacinação, mas o melhor é prevenir para que os números voltem a baixar o mais rápido possível”, ressaltou a secretária.
A recomendação, tanto para evitar a contaminação pela Covid-19 ou mesmo pela gripe, é para que tomem as medidas de prevenção, com uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.
Em Batatais, onde não se tem dimensão do impacto da variante ômicron nos novos casos, havia, até o fechamento desta edição, cerca de 530 pessoas em isolamento domiciliar, com diagnóstico confirmado da doença e outras 191 em investigação. Desde o início da pandemia o município acumula 174 mortes em decorrência da Covid-19, com 8543 casos confirmados até o dia 6 de janeiro. A última morte foi registrada em outubro do ano passado.
Para se adequar ao novo momento, UPA e Ambulatório Covid passaram por mudanças
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a UPA 24h de Batatais atendeu, apenas nos últimos 15 dias, 3570 pacientes, com uma média diária de 300 atendimentos. Além dos casos de emergência, com risco de morte iminente, houve um aumento da procura por síndromes gripais (SG) no local, que são investigadas em protocolo inicial por testagem para a Covid-19. A Secretária Bruna Toneti disse que o planejamento para superação dos desafios atuais está sendo um processo dinâmico que visa melhorar a saúde da população com mudanças na prática de gestão e produção dos cuidados. “Já tomamos medidas imediatas em atendimento aos pedidos da população, como o adicional de médicos em escala de apoio nos plantões; trocas de médicos com reclamações registradas; aumento do número de cadeiras na recepção; e reposição de insumos em estoque”, informou. A população com quadro gripal está sendo orientada a procurar atendimento no Ambulatório Covid-19 como referência principal, que se encontra em funcionamento na Avenida 9 de Julho, número 119. Inclusive, durante essa semana, o Ambulatório começou a atender em horário de funcionamento ampliado das 7 às 16 horas, buscando desafogar a UPA. Somente de testes, pelo que a Secretaria de Saúde informou, foram 965 realizados no Ambulatório Covid, sendo 49 na segunda, 197 na terça, 318 na quarta e 401 na quinta-feira, 6 de janeiro. “É uma verdadeira maratona, pois não é apenas colher o material. Temos que preencher todos os dados, esperar os resultados, informar os pacientes, com as orientações para quem testa positivo, enfim, é um grande trabalho, mas nossa equipe é aguerrida e vamos seguir nessa luta de combate da pandemia, sempre contanto com o apoio da nossa população”, destacou a secretária Bruna.
Butantan e Prefeitura estão testando assintomáticos
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Butantan, está realizando mais uma ação de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas. A ação faz parte de um projeto para identificar os casos e entender o comportamento do vírus no momento atual da pandemia. “Esse trabalho faz parte de um estudo que está sendo também articulado pelo Estado de São Paulo. Estamos fazendo dois testes, o antígeno rápido, que em 15 minutos a pessoa já fica sabendo o resultado, e também o RT-PCR, que permite o sequenciamento genômico do vírus. As pessoas voluntárias participam da coleta das duas amostras e o objetivo é chegar a 3267 coletas no município”, informou a Secretária Bruna Toneti.
Já foram diversos os pontos de coleta e o trabalho seguirá nos próximos dias. “Trabalhamos para poder responder perguntas como: o momento é seguro para liberação das máscaras? Como está o comportamento viral? Se tem pacientes na nossa população vacinados, contaminados, propiciando a circulação do vírus? Como está o comportamento de contaminação em relação às vacinas?”, explicou Bruna. Até o fechamento desta edição 300 testes tinham sido feitos apenas nesta semana dentro da programação da parceria Butantan/Prefeitura.