No final da tarde de terça-feira, 13 de julho, os bombeiros civis voluntários de Batatais receberam informações de um incêndio em vegetação na área urbana do município, às margens da Avenida Prefeito Washington Luis. Rapidamente se deslocaram até o local e verificaram que se tratava de uma área grande em chamas e o Bombeiro Eduardo Ricci, que também é vereador na cidade, permaneceu no local sinalizando a via até a chegada do apoio da Guarda Municipal com equipamentos da Defesa Civil, como bombas costais e abafadores. O trânsito foi fechado, pois a fumaça tomava conta e prejudicava a visão dos motoristas. Solicitado apoio pelo Comandante Celso, cerca de 12 minutos depois chegaram os bombeiros Gabriel e Triffoni, Sub Líder Lopes e Sub Comandante Millani, que com apoio de dois Caminhões Pipa da Prefeitura e um da Usina Batatais realizaram o combate ao incêndio, evitando que o fogo atingisse a mata próxima. “Como se tratava de vegetação rasteira conseguimos rapidamente combater o fogo, ficando a equipe para realizar o rescaldo do local. A ocorrência foi encerrada uma hora após o acionamento”, informou o Comandante dos Bombeiros Civis, Celso Jr.
O alerta é que entramos no período de seca, onde Bombeiros e a Defesa Civil passam a trabalhar a operação estiagem de combate a incêndios. Por essa razão, a população deve ficar atenta para qualquer tipo de situação que possa iniciar um foco de incêndio, evitando que Batatais não volte a ter número
expressivo de queimadas. “Aproveitamos para lembrar que também estamos no período de enxameamento de abelhas o que se torna comum que apareçam enxames próximos às residências. A orientação é evitar barulho e cheiro forte próximo as abelhas, caso elas permaneçam no local por mais de 48 horas acionem os bombeiros que, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, farão a retirada das abelhas em segurança. Nos últimos 6 anos temos registro de média de 100 enxames retirados anualmente no perímetro urbano de Batatais”, informou o Comandante.