Olá pessoal!
O final de agosto foi recheado de grandes lançamentos nas plataformas de streamings, e duas das séries mais esperadas do ano chegaram.
As séries que custam milhões para seus produtores também recebem milhões de espectadores, um dos exemplos é a séria da HBO Max que registrou a maior audiência de qualquer nova série original na história da rede.
A Casa do Dragão, uma série derivada de “Game of Thrones“, que foi lançada no dia 21 de agosto ao redor do mundo diretamente na HBO Max já mostrou que vai derreter todos os recordes. Esta série é cercada de muitas expectativas dos fãs deste universo, o episódio de lançamento foi assistido por 9.986 milhões de espectadores, de acordo com informações do site Deadline. E detalhe: esse número gigante diz respeito somente aos Estados Unidos! O segundo episódio já registrou um aumento de 2%, e parece que continuará crescendo, pois o engajamento de todos que começaram a assistir só tem aumentado.
É interessante mencionar que a estreia de “A Casa do Dragão” também superou a estreia de “Game of Thrones”, em 2011, em cerca de 350%! A produção ainda foi super comentada nas redes sociais, ficando entre os assuntos mais comentados do Twitter, por exemplo.
Ambientada 200 anos antes da história apresentada em “Game of Thrones”, a série “A Casa do Dragão” é uma trama independente da saga principal e é focada na história da família Targaryen e seus dragões. Mas a conexão com “Game of Thrones” será parte integrante da nova produção, através de referências e links já conhecidos do universo criado por George R.R. Martin.
Esta serie foi muito falada próximo ao seu lançamento e grandes empresas de publicidade espalharam pelo mundo uma divulgação pra lá de inovadora, fizeram ambientes pelas ruas e metrôs que surpreendiam os que passavam por ali, simulavam coisas derretendo como se um dragão tivesse atacado, soltavam sons que simbolizavam um dragão sobrevoando o local, e colocaram Ovos de dragões em locais estratégicos para que os transeuntes pudessem tirar suas fotos e divulgar nas redes sociais. Eu mesmo vi uma galera em São Paulo divulgar esta experiencia, e acompanhei os movimentos também em Nova York por um colega de lá que sigo nas redes sociais.
Uma outra série que estava ansioso para comentar aqui com vocês é “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, série prelúdio de “O Senhor dos Anéis”, que estreou no streaming Prime Video da Amazon, e esta teve que percorrer um longo caminho entre a vontade de ter uma grande franquia em seu portfólio, e a produção da série mais cara da história, isso mesmo, pois seu orçamento para a 1ª temporada de oito episódios e a aquisição dos direitos, somados giram em torno de US$ 715 milhões.
Eu sou daqueles fãs de Senhor dos Anéis que tira 12 horas aproximadamente por ano para rever todos os 3 filmes, e sempre é uma grande experiencia. Me recordo que no segundo filme “As Duas Torres (2002)” eu fui ao cinema assistir no lançamento, e minha esposa estava gravida do meu filho (Zé), eu tentei alertá-la do tamanho do filme, que seria desagradável ficar tanto tempo em uma cadeira de cinema, mas ela sempre animada e destemida achou que seria fácil, até hoje ela revira os olhos quando vê qualquer coisa sobre estes filmes. De qualquer forma é uma boa lembrança.
Voltando a série, a Amazon antes de gastar para produzi-la, teve que conquistar os direitos para seguir em frente, e os detentores da obra do autor J.R.R. Tolkien, somados aos executivos da Warner Bros. negociaram até chegarem a um acordo com grandes volumes financeiros envolvidos.
A plataforma de streaming da Amazon, a Prime Video vem crescendo a passos largos, mas precisava de um grande nome para dar um salto no número de assinantes e elevar sua visibilidade, daí vieram os fatores que motivaram tal negócio.
Entendemos com esta explicação a negociação e a jornada para adquirir os direitos, mas será que foi um sucesso o lançamento? Eis a resposta: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder bateu um recorde global para o Prime Video. Segundo a empresa, a série foi vista por 25 milhões de pessoas, globalmente, nas 24 horas após sua estreia, na quinta-feira (1/09/2022).
Desde antes de sua estreia, esta série começou a ser atacada nas redes sociais, seja por questionamentos em relação à fidelidade da trama em relação ao mundo do escritor J. R. R. Tolkien, ou por comentários racistas e misóginos contra o elenco da série, que inclui pessoas não brancas e mulheres em papéis de destaque. Minha revolta com este comportamento automaticamente me levou a procurar me apegar somente aos detalhes positivos, e resolvi deixar minhas dúvidas quanto a trama para um balanço no final da temporada. Depois conto para vocês.
Para fechar hoje vai uma frase que devemos refletir de um dos grandes personagens de O Senhor dos Anéis, Gandalf: “Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”