/Artistas Naïfs de Batatais participam de Festival Internacional na Paraíba

Artistas Naïfs de Batatais participam de Festival Internacional na Paraíba

Na foto acima, Rosylene Pinto (artista de Cuiabá), Clemilson de França Cardoso (Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira), Con Silva(artista de Batatais), Adriano Dias(Coordenador do FIAN) e Alessandra Baltazar (MHP Washington Luís) em Guarabira/PB

A cidade de Batatais se fez representar em dose dupla no 6º FIAN (Festival Internacional de Arte Naïf), que está sendo realizado entre os dias 29 de maio e 31 de julho, na cidade de Guarabira/PB,nacionalmente conhecida como Capital Cultural da Arte Naïf.
Neste ano de 2025, o FIAN teve a Caixa Residencial e a Caixa Cultural como protagonistas do evento, além da parceira com o Ministério da Cultura, Ateliê Adriano Dias e Prefeitura Municipal de Guarabira; configurando-se como o melhor Festival de Arte Naïf do Brasil, recebendo obras de 95 artistas, sendo 72 nacionais e 23 internacionais. Entre os artistas nacionais, temos as duas batataenses, Con Silva e Cris Motta, participando com duas obras de cada.
Em todas as edições do FIAN, que é realizado desde 2018, Con Silva ajuda na elaboração e divulgação do evento, mobilizando os artistas naïfs nacionais e principalmente os internacionais para participarem do festival.Con Silva já recebeu “Menção Honrosa” em três edições do FIAN e este é o primeiro ano que participa como “Artista Convidada”, recebendo a “Menção Especial” pela relevante participação na promoção do evento e valorização da arte naïf, tendo atuado também na equipe de montagem do 6º FIAN.

Obras de Con Silva expostas no 6ºFIAN: Ressurreição e Iemanjá

Cris Motta (Maria Cristina Silva) começou a pintar tela em 2023 e acrescentou o bordado em sua arte no ano de 2024. Mesmo com pouco tempo de carreira artística, já teve seus trabalhos expostos em Batatais (Casa do Beija Flor e NUAPI), na Rede de Reabilitação Lucy Montoro e nas cidades do Rio de Janeiro e Socorro. Em 2024 recebeu a “Menção Estímulo” pelo conjunto de sua obra exposta em Brodowski e neste ano de 2025, Cris Motta teve duas obras selecionadas para o 6º FIAN.

Cris Motta e as obras selecionadas: Boi Voador e Terras Brasilis

Con e Cris são irmãs e este talento é reconhecidamente herdado de uma família que sempre viveu cercada de arte, música e carnaval.
O Festival Internacional de Arte Naïf também proporcionou ao Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, representado pela pesquisadora cultural Alessandra Baltazar, a oportunidade de participar do evento para estreitar os laços da Galeria Con Silva Naïf (Batatais/SP) e o Ateliê Adriano Dias (Guarabira/ PB), assim como com os artistas naïfs que estiveram presentes na abertura do festival.
Além da experiência adquirida sobre a organização de evento de tamanho porte, o Museu também recebeu a doação das obras de autoria dos artistas: Lais Sobreira (Santa Rita/PB),Nilson dos Santos (Currais Novos/RN), Joilson Pontes (Vespasiano/MG), Adriano Dias (Guarabira/PB); além das doações de obras dos acervos dos artistas Geo Oliveira e Analice Uchôa, ambos de João Pessoa/PB, para o acervo da Galeria Con Silva Naïf.

Obras doadas para o acervo da Galeria Con Silva Naïf durante o 6ºFIAN