Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei do Executivo autorizando a celebração de convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, delegando o exercício da competência de trânsito atribuída ao município pela Lei Federal nº 9.503/97.
A medida, na justificativa da Prefeitura, visa incrementar as políticas de trânsito implementadas no município, auxiliando na segurança pública, através da fiscalização e educação no trânsito, contribuindo com a redução de acidentes. Os trabalhos serão executados em conjunto com os agentes de trânsito da Guarda Municipal.
Com o projeto ficou restabelecido o pagamento da gratificação especial, o conhecido pró-labore para os policiais militares que realizam a fiscalização e o policiamento do trânsito e tráfego nas vias, logradouros e estradas de Batatais, o que corresponderá a R$ 500,00 por mês.
Perguntamos para o Tenente Lucas Sançana de Melo (foto), sobre como o comando da Polícia Militar recebeu a aprovação do projeto e ele afirmou que a notícia os deixa satisfeitos, principalmente porque os maiores beneficiados pela aprovação, sem dúvida, serão todos os batataenses. “Essa valorização nada mais é, do que a justa contrapartida destinada pela prestação de um serviço por parte dos nossos valorosos militares ao município, com a fiscalização e apoio ao trânsito nas questões que competem ao ente local. O convênio firmado entre Estado e Município é benéfico na medida em que permite que uma Instituição já pronta, valendo-se dos recursos empregados pelo Estado, como colete, viatura, combustível e o mais importante, o profissional qualificado, possa contribuir com a melhoria do trânsito da cidade, num investimento que sob nenhum aspecto prejudica a administração municipal, pelo contrário, pelo acima exposto, é totalmente viável”, destacou.
O Tenente Lucas ressaltou ainda, que a valorização permitirá que cada vez mais policiais sintam interesse em permanecer trabalhando em nossa cidade, diminuindo o chamado de ‘efeito trampolim’ que assola o município, no qual muitos militares apenas cumprem interstício em Batatais para posteriormente serem transferidos para os municípios vizinhos, quebrando o vínculo com o aprendizado adquirido no curto tempo servindo nossa população. “O envio do projeto pelo Prefeito Municipal Juninho Gaspar e a aprovação em votação pelos nossos vereadores, nos revelam que de fato existe alinhamento e compromisso com a cidade para que continuemos em pleno progresso, o que evidentemente nos deixa felizes e otimistas quanto ao futuro de Batatais no que diz respeito à segurança pública”, concluiu.