Depois da derrota para o São Bernardo nos dois jogos pelas Quartas de final do Campeonato Paulista da série A3, por 3 a 0 e 3 a 2, o Batatais Futebol Clube acabou sendo eliminado da competição e não entra mais em campo neste ano. A ideia inicial era disputar a Copa Paulista de 2020, que terá início no próximo dia 4 de novembro, mas devido a problemas extracampo, a equipe ficou de fora da competição deste ano. Um dos entraves é o estádio que segue barrado pela Federação Paulista e não pode receber partidas oficiais.
De fora da Copa Paulista e do Paulista Sub-20, o Batatais, portanto, não entra mais em campo neste ano, mas segundo a gestão do clube, o Fantasma já começou a trabalhar pensando na montagem do elenco para a próxima temporada. Muitos atletas serão emprestados, mas retornarão para o Paulista da Série A3 de 2021.
Mas a grande atenção da gestão do clube neste final de ano será para o gramado do Estádio Dr. Oswaldo Scatena. Segundo o Co-gestor do Batatais, Anderson Rocha, já foram feitos dois orçamentos para análise da troca do gramado, mas eles aguardam um terceiro para analisar e começar o quanto antes esse trabalho para que o clube possa voltar a receber as competições na próxima temporada. Outro foco será nas categorias de base, além do Sub-20, que pensa em disputar a Copa São Paulo do próximo ano, haverá a montagem do Sub-15 e Sub-17.
O Campeonato Paulista da Série A3 deverá começar ao final do mês de fevereiro no próximo ano, já que a Federação Paulista ainda não definiu o calendário para a competição em 2021.
Opinião: Batatais sai de cabeça erguida da competição
O Batatais Futebol Clube foi eliminado no Paulista da Série A3 pela equipe do São Bernardo após duas derrotas. Porém, a equipe conseguiu chegar até a segunda fase da competição, algo quase inimaginável no começo da temporada. O time era tido por muitos como intermediário, que brigaria para não cair novamente na competição. O Fantasma enfrentou uma forte crise, teve troca de direção e ainda veio a Pandemia para atrapalhar ainda mais, no momento em que o time vinha crescendo e se firmando no G8. O técnico Nívio Caetano mereceu quase todos os créditos pelo bom ano. Embora a equipe não tenha jogado um futebol de gala pôde acompanhar a vontade e a garra que o time teve. Foram apenas 3 derrotas, impedindo de o clube entrar em mais uma crise dentro de campo. E a recompensa veio com uma classificação com uma rodada de antecedência no fim da primeira fase.
O Batatais teve sua melhor campanha desde 2017, quando terminou em 5° colocado, com 31 pontos. Porém, não avançou para a segunda fase naquele ano, pois o regulamento era diferente e somente os quatro primeiros colocados chegaram na etapa decisiva. Desde lá pra cá o Fantasma teve seu rebaixamento em 2018 e, ano passado, ficou de fora do G8 e escapou nas últimas rodadas por cinco pontos do rebaixamento.
Em meio a todo o ano conturbado, a equipe mereceu aplausos, pois colocou o nome do Fantasma da Mogiana onde deve sempre estar, brigando sempre pelo acesso. Os grandes destaques da equipe foram: Ian, Arruda, Maicon, Vitinho, Nicholas e Paulinho. O Batatais terminou a competição com 17 jogos, 5 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Com 15 gols marcados e 20 sofridos.