Terminou, no dia 16 de fevereiro, a novela sobre a eleição da nova diretoria do Batatais Futebol Clube. Em reunião do conselho, convocada pelo presidente Reginaldo Barbo, a chapa encabeçada por André Tofetti (foto ao lado) foi mantida como vencedora do certame. A chapa derrotada, de Lucimara Krempel, havia protocolado um pedido de impugnação, o que não foi acatado. Dessa forma, André seguirá no comando do Fantasma no biênio 2024 e 2025.
Nesta semana, a nossa equipe de reportagem falou com o presidente sobre o trabalho já iniciado e os planos para o futuro da equipe vermelhinha.
JC – Depois das polêmicas da eleição, já encerradas, quais são as metas para a próxima temporada?
André Toffetti: Infelizmente o BFC realizou as eleições com 7 meses de atraso. Fui eleito democraticamente pela maioria dos conselheiros. Agora é trabalhar, tem muitas coisas para serem resolvidas, mas estamos com o pé no chão, buscando levantar tudo que o Batatais Futebol Clube está respondendo na justiça (trabalhista e civil), as dívidas e correndo atrás de patrocinadores. Já realizamos o pagamento da refiliação na FPF, pagamento da energia que estava atrasada, os laudos elétricos e de engenharia colocamos em dia, alvará da Prefeitura também, estamos realizando uma limpeza geral no estádio, organizando alguns apontamentos que a Polícia Militar fez para emissão do alvará. No futebol, vamos investir pesado nas categorias de base , desde o sub 11 ao 17, que estará na coordenação do ex-jogador Bernardo Silva, que foi nomeado meu diretor administrativo e de futebol. Para o sub 20 estamos alinhando com parcerias (se é viável ou não) e, o profissional, estamos na 2ª divisão, tenho que resolver alguns assuntos na Federação ainda e a enrolação para eleição da executiva atrapalhou demais o planejamento, mas estamos analisando ainda o que será o melhor para o BFC.
JC – Quais são os planos do clube para melhorar as instalações e infraestrutura esportiva?
André Toffetti: Estamos trabalhando juntamente com uma equipe de profissionais que elaboram projetos, baseado na lei de incentivos ao esporte. Estamos em negociação com grandes empresas e apresentando nossas ideias. Reestruturar o estádio, alojamento e dar condições de trabalho para nossos atletas é nossa meta.
JC – Como o Batatais Futebol Clube está trabalhando para envolver a comunidade local e atrair mais torcedores?
André Toffetti: Estou fazendo questão de publicar nas minhas redes sociais o dia a dia do BFC, todas ações serão divulgadas. Precisamos dar transparência e pegar a confiança dos torcedores e de toda comunidade novamente.
JC – Quais são os desafios financeiros enfrentados pelo clube e quais estratégias estão sendo adotadas para superá-los?
André Toffetti: Os maiores desafios são as ações trabalhistas do ano de 2016 e duas ações civis públicas, além de outras que estão aparecendo. Infelizmente o BFC ficou sem representante legal ou procurador jurídico em várias ações. Estamos fazendo um levantamento já para que o nosso jurídico comece apresentar defesa e ver quais diretrizes vamos seguir.
JC – Como o presidente enxerga o papel do clube na formação de jovens talentos no futebol?
André Toffetti: Investir na base é colheita garantida. Quando chamei meu amigo Bernardo Silva para compor minha diretoria, pedi a ele que estruturasse as nossas categorias de base e assim vamos fazer. O BFC vai formar jogador, é disso que o clube precisa.
JC – Quais parcerias ou colaborações o Batatais Futebol Clube está buscando para fortalecer sua posição no cenário esportivo?
André Toffetti: Primeiramente é ter o livre acesso na Federação Paulista, lá tudo se resolve e acontece. Eu trouxe o Bernardo, que tem acesso e portas abertas em vários clubes de renome do Brasil e no exterior. Nossa intenção é formar um jogador, colocar em clubes grandes e o BFC, com certeza, ganhará com isso. Vou fazer de tudo para que nossas categorias de base tenham estrutura adequada para o bom desempenho da equipe. Nossa intenção é tentar colocar muitos garotos batataenses no elenco.
JC – Como o Batatais Futebol Clube planeja manter um ambiente saudável e competitivo dentro da equipe?
André Toffetti: Estamos nos estruturando , já temos a academia, a clínica de fisioterapia e reabilitação, 3 nutricionistas, vamos organizar o alojamento e o transporte. Vamos dar toda a estrutura que um atleta necessita para um bom desempenho. A diretoria estará presente sempre, dando o suporte nos treinos , jogos e extra campo.
JC – Elenco e Técnico: já tem informações sobre o elenco e o comandante para a equipe? Vai disputar o profissional?
André Toffetti: As categorias de Base Sub 11 e 13, já divulguei que vou manter os professores Jean e Rafinha, fizeram um excelente trabalho nos anos 2022/2023. Do sub 15 e sub 17 o Bernardo e o Juninho que serão os coordenadores. O Sub 20 e o profissional estamos trabalhando para acertar com um parceiro, repito “parceiro” e não aventureiro.
JC – Perspectivas Futuras: comente sobre as metas e expectativas futuras do clube, tanto em termos esportivos quanto institucionais.
André Toffetti: A meta é organização e reestruturação no BFC neste ano de 2024, montar um time competitivo em todas as categorias que vamos disputar. Mostrar transparência na administração, fazer acontecer de verdade. O Batatais é um patrimônio da cidade, um clube centenário e respeitado, temos que zelar por ele e defendê-lo. Quero fazer um trabalho para colocar o BFC, o Fantasma da Mogiana, em rede nacional de novo, e farei!
JC – Quais os nomes da nova gestão do Batatais Futebol Clube?
André Toffetti: A diretoria executiva está sendo nomeada ainda , já estão nomeados: diretor administrativo e de futebol – Bernardo Silva , diretor das categorias de Base – Octávio Serotini. A minha diretoria completa vou publicar na próxima terça-feira.
Considerações finais:
André Toffetti: Agradeço imensamente todos os apoios que estou recebendo, aos empresários que estão confiando no nosso trabalho e nos ajudando, ao prefeito Juninho Gaspar pelo apoio particular e preocupação com o Batatais FC, ao meu amigo Bernardo Silva que está me ajudando muito, meus amigos Dep. Federal Ricardo Silva e Dep. Estadual Rafael Silva, que estão me apoiando e ajudando nessa caminhada, meu amigo Raul Vicentini, que está me dando suporte, aos fiéis torcedores , minha gratidão. O BFC está de portas abertas para quem realmente quer ajudar. Vamos colocar o BFC no lugar que nunca deveria ter saído. Agradeço também a imprensa local (rádio, jornal escrito, televisão, podcasts), pelo espaço concedido a mim e de forma imparcial, vocês são essenciais para a divulgação do nosso trabalho.