Estrutura foi severamente danificada deixando 23 praticantes sem atendimento por tempo indeterminado
A unidade rural da Apae de Batatais sofreu danos sérios após ser atingida por um forte temporal, na última sexta-feira (11/10). O principal impacto foi a destruição da estrutura coberta do centro de equoterapia, um espaço vital para o tratamento de pessoas com deficiência, deixando 23 praticantes sem atendimento por tempo indeterminado.
O centro de equoterapia é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento físico e emocional dos praticantes e a suspensão dos atendimentos representa uma grande perda para todos.
A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos para promover o desenvolvimento físico e mental, ajudando a melhorar as funções neurológicas. É especialmente benéfica para pessoas com deficiências físicas ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.
A interação com os cavalos traz diversos benefícios. No que diz respeito ao aspecto motor, auxilia no fortalecimento da musculatura, melhora a coordenação motora e o equilíbrio, além de desenvolver a postura. Cada movimento do cavalo estimula o corpo de forma controlada, ajudando no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais.
Além disso, essa abordagem também contribui para o crescimento cognitivo e emocional. O relacionamento com o animal favorece a confiança, diminui o estresse e gera uma sensação de bem-estar. O ambiente ao ar livre e a própria presença do cavalo estimulam a concentração e a atenção, o que promove o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança dos praticantes da atividade.
Em Batatais, a Equoterapia teve início no Haras Kafé em 2003, através de uma parceria entre Apae e Antônio de Pádua Barros Cardoso que forneceu um cavalo adequado à prática, sendo assim possível a realização do treinamento desse animal para garantir a segurança necessária, e ofereceu a infraestrutura do haras para a realização desse serviço. O Haras Kafé foi utilizado de 2003 até agosto de 2006, quando as adaptações na unidade rural da Apae foram concluídas, permitindo que a Equoterapia passasse a acontecer na própria instituição. Desde então, a prática já beneficiou centenas de pessoas.
A APAE de Batatais afirmou que está trabalhando na busca por soluções rápidas para recuperação da estrutura, para que possam retomar os atendimentos o mais rápido possível. A instituição conta com o apoio da comunidade e de parceiros para assegurar que o centro de equoterapia retome suas atividades e continue oferecendo os benefícios dessa terapia aos alunos.