Em 1827 D.Pedro I baixou um decreto imperial disciplinando o conhecimento através das Letras, Artes e Ciências em todos os lugares e vilarejos do Brasil. No decreto estava a forma de contratação dos professores, a forma de ensinar e até os salários que eles deveriam receber. A ideia, apesar de excelente não saiu do papel. Em 1947, alguns professores em São Paulo resolveram, juntamente com os pais comemorar, ainda que timidamente a data. Somente em 1963, através de decreto federal que a data foi nacionalizada e teve como objetivo enaltecer o professor e sua importância para a Nação.
A Educação é um dos pilares que dá sustentação a uma sociedade, se ela não estiver sólida, com pessoas comprometidas, não teremos um mundo melhor, portanto o professor antes de tudo tem que ser vocacionado para o exercício de sua profissão, porque está na nobreza de seus atos, o exemplo a ser seguido.
Ensinar é uma graça que vem do amor e o professor sempre se dispõe antes de tudo a aprender e o ato de compartilhar este aprendizado, dispensando o orgulho e a presunção, fortalece a humildade encaminhando aqueles que mais precisam, à realidade germinando sabedoria aos seus discípulos. Essa sabedoria se encontra muito mais na compreensão dos fatos do que no conhecimento dos mesmos, ou seja, iluminando mais do que brilhando.
Ser professor é comprometer-se com o futuro das pessoas tornando-as cidadãos responsáveis na construção de um mundo melhor, saber ser tolerante com os outros na virtude e principalmente nos vícios, pois é somente entre os mais necessitados, aqueles que tem atitudes totalmente diferente das nossas é que aprendemos a conhecer os limites da nossa tolerância e a partir daí, respeitando o outro, é que podemos melhorar o nosso comportamento. Essa capacidade de aprender, compreender, abstrair e refletir e que torna o professor detentor de uma profissão honrada, qualificando-o como um grande responsável pelas mudanças de um país.
A escola é a verdadeira riqueza de uma Nação, é nela que passamos grande parte de nossas vidas, é nela que aprendemos e só podemos aprender se amamos. O professor é aquele que traça os caminhos para que os outros possam percorrer com segurança e dignidade.
A Educação e o ensino público devem ser as prioridades das autoridades constituídas e a valorização do professor é fundamental em todo esse processo.
O custo da ignorância é muito alto, é por isso que bons professores são caros, mas maus professores são mais caros ainda.