Eleição entra para a história como a que escolheu a maioria de mulheres para ocupar a mesa diretora do Poder Legislativo.
No dia 14 de dezembro, na Sala de Sessões Dr. Altino Arantes da Câmara Municipal, foi eleita a nova mesa diretora do poder legislativo para o biênio 2023 e 2024. Após muitas conversações, Paulo Borges retirou sua candidatura e Andresa Furini concorreu a presidência com o Vereador Sebastião Santana Júnior. A vereadora foi eleita com 8 votos, tendo na vice-presidência o Vereador Abdenor Tahan Maluf; 1ª secretária, Cap. Cláudia Lança e 2ª secretária a Vereadora Anabella Pavão.
Em entrevista a nossa reportagem, Andresa falou da expectativa e dos planos para a tarefa importante que terá a partir de janeiro.
JC – Andresa, a mesa diretora da Câmara, de forma inédita, tem 3 mulheres. Qual sua expectativa para o trabalho nos próximos dois anos?
Andresa Furini: Estou muito feliz com a oportunidade, acredito que as coisas acontecem no tempo de Deus. Uma mesa diretora formada por mulheres realmente entra para a história, deixa claro o respeito dos colegas vereadores por nós e somos gratas. Assumimos no dia primeiro de janeiro e nessa transição estamos colhendo informações e traçando planejamento com grandes expectativas.
JC – A eleição transcorreu como esperava? Porque não quis declarar sua candidatura com antecedência?
Andresa Furini: Sim, essa eleição transcorreu da forma como eu esperava. Depois de tentar outras vezes e me frustrar, não tinha certeza se conseguiria os votos necessários, por isso não declarei. As coisas mudam e são decididas no dia, sempre, minutos antes da votação.
JC – Quais os principais desafios da Câmara para o seu mandato?
Andresa Furini: Primeiro preciso me inteirar do momento da Câmara, pois os atos administrativos não passam por todos os vereadores e sim pela mesa diretora. Temos que considerar os apontamentos do Tribunal de Contas, analisar o quadro de servidores, que teve uma significativa redução, além de todas as ações que aprovamos na Lei Orçamentária para 2023. Um dos maiores desafios será mostrar o trabalho dos vereadores para a população, que vai muito além das sessões, e aproximar nossa população do poder legislativo.
JC – Pretende realizar concurso para recompor o quadro de funcionários?
Andresa Furini: Sim, como falei perdemos alguns servidores, como o Ercilio, diretor administrativo que esteve à frente dos trabalhos da casa por 45 anos e agora se aposentou. Além dele, vários outros muito competentes que farão muita falta. Podemos dizer que temos sorte, os funcionários estão sobrecarregados e mesmo assim não deixam de cumprir, com excelência, suas funções, com orgulho e comprometimento.
JC – A relação com o executivo, o que a população pode esperar?
Andresa Furini: A População pode esperar harmonia entre os poderes, claro que cada vereador tem sua atuação, mas depois da pandemia e muita polarização na política, nossa cidade precisa desenvolver. Penso que só vamos conseguir atender as necessidades do nosso município com união, respeito e transparência.
JC – A questão do horário das sessões legislativas, que normalmente tem presença pequena de público, pretende mudar?
Andresa Furini: O apelo para mudança é muito grande, precisamos tentar e ver qual a melhor forma para participação popular.
JC – Pretende ampliar a divulgação dos atos legislativos?
Andresa Furini: Sim, temos rádio, TV, jornais, redes sociais e precisamos ampliar e, com criatividade, trabalhar para que a população tenha interesse e participe dos assuntos da nossa cidade, que tem grande impacto na vida de cada um de nós, independentemente da idade.
JC – Qual sua mensagem à população?
Andresa Furini: Primeiro quero agradecer a torcida da população, recebi muitas mensagens, muitos cumprimentos e carinho. A presidência só é possível porque tive pessoas que acreditaram em mim, votaram e apoiaram, então essa vitória não é minha, é nossa. Não começo com promessas, mas com compromisso de trabalho e transparência. E chamo essa população para participar ativamente na Câmara, discutir os assuntos, fazer daquela casa lugar de encontro e ocupação, estar presente nos espaços públicos e melhorar nossa qualidade de vida.