Nesta semana foi anunciado, entre os novos membros da equipe da Administração Municipal, o nome do ex-vereador André Luis da Silva, o conhecido André Calçados, para o cargo de Ouvidor Municipal.
Em contato com nossa equipe, André, que já está atendendo a população, se disse muito feliz e satisfeito com a confiança depositada. “Agradeço a Deus sempre, a nova administração que confiou a mim esse cargo e a população. Com muito amor, alegria e satisfação que recebi o convite para assumir esse novo desafio”, destacou.
Salientando que a função do ouvidor é receber todas as demandas de reclamações, sugestões, críticas, denúncias e elogios, o novo responsável informou que o canal estará aberto diariamente para todos. “Na minha vida inteira sempre estive em contato com a população. Nossa missão é tratar bem as pessoas e fazer como sempre dizia meu antigo patrão, Pedro Bianco Netto, temos que tratar o ser humano como gostamos de ser tratados. E com essa responsabilidade de ouvidor, vou sempre procurar ouvir e responder a todos, passando para cada setor da prefeitura, o mais rápido possível, as solicitações para a resolução, colaborando para ajudar no progresso da nossa cidade”, afirmou.
André Calçados salientou que estará se doando ao máximo para o desempenho das funções, anunciando inclusive para logo que diminuir a pandemia, a criação da ‘Ouvidoria Itinerante’ nas repartições municipais, nos bairros, como fez enquanto vereador. “O objetivo é oferecer um serviço com transparência e agilidade no que for possível e ao meu alcance”, concluiu.
O que é e como funciona uma Ouvidoria Municipal?
Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.
A Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Recebe Reclamações, Denúncias, Solicitações, Sugestões e Elogios, após são encaminhadas ao setor da Prefeitura responsável, bem como ao Prefeito e aos secretários.
O Ouvidor não é o representante da Prefeitura ou do Prefeito junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.