Pela primeira vez participando de uma eleição, mas com trabalho muito significativo na área pública atuando no serviço social, Anabella Pavão entrou para a história de Batatais como a primeira mulher trans eleita para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal.
Anabella possui graduação em Serviço Social há quase 11 anos pela UNAERP, Mestre e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca, tendo experiência em Organizações da Sociedade Civil na política de Assistência Social voltada a Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência, medida socioeducativa para adolescentes e participação em Conselhos de Políticas Públicas do município. “Atualmente sou Assistente Social recém empossada na Prefeitura de Altinópolis, docente conteudista na UNAERP e pesquisadora do GEPPIA – UNESP/Franca”, nos informou.
VENCENDO PRECONCEITOS
A vereadora eleita disse que se sente honrada e respeitada por boa parte da população que, além da boa convivência cotidiana na cidade, em estabelecimentos, nas vias públicas e outros espaços, agora lhe deram a oportunidade de fazer o seu trabalho na Câmara. “Talvez para algumas pessoas, a identidade de gênero ou a orientação sexual da pessoa seja irrelevante quando falamos de ocupação de determinados espaços, mas, para nós, que vivemos historicamente a exclusão e a violência em nossa pele, é um marco de reconhecimento, de avanços e de mais respeito. Batatais entra para a história ao dar voz para uma mulher trans em um espaço nunca antes ocupado. Espero que a minha voz ecoe para a abertura de espaços para nós, LGBTQI+ de Batatais, possamos contribuir com o crescimento da cidade em espaços de participação e representação política”, afirmou.
CAMPANHA APENAS NAS REDES SOCIAIS
Ao ser questionada como foi realizar a campanha durante esse período de pandemia, ela nos disse que o trabalho foi feito somente no campo virtual, postando imagens, textos e vídeos explicativos sobre as propostas. “Não fiz campanha presencial no sentido de seguir as medidas de distanciamento que ainda estão em vigor. Quanto ao resultado, fiquei bastante surpresa e feliz”, comentou.
A EXPECTATIVA PARA O PRIMEIRO MANDATO
Segundo Anabela, a expectativa é de um grande desafio à frente. “Batatais, como todas as cidades do país, vive um período de crise acentuado devido à pandemia que já percorre o seu oitavo mês. Teremos um orçamento previsto aprovado pela atual gestão, de R$ 210 milhões para trabalhar pelas primeiras mudanças que deverão ser realizadas. Teremos ainda o desafio de construir um novo orçamento, com a identidade do novo governo, para atender às demandas e expectativas que a população tem apresentado e caminhar para obter o máximo possível de resultados mesmo em tempos de crise sanitária sem perspectiva de término”.
MUDANÇA DE POSICIONAMENTO
Em entrevista próxima as definições de candidaturas deste ano, Anabella nos disse que não se via participando do Poder Legislativo. Diante de sua candidatura e, agora, eleição, perguntamos o que mudou? “O incentivo de pessoas que acreditam em mim. Talvez esta campanha não teria sido tão maravilhosa se eu tivesse tomado a iniciativa de me candidatar. A candidatura partiu das pessoas que gostam e que confiam em mim. Penso ser este o ânimo que me deu para aceitar, no fim do prazo, me candidatar à Vereadora. Ser reconhecida por suas lutas e trabalhos é maravilhoso”, disse.
METAS DE TRABALHO E MENSAGEM A POPULAÇÃO
A nova vereadora disse que estabelecer um primeiro diálogo com os colegas vereadores para alinhar as primeiras ideias; ouvir e dialogar com o novo governo para pensar nas primeiras ações voltadas à população; se aproximar dos equipamentos públicos para traçar os primeiros contatos e estudar muito leis, decretos, a realidade do município para seguir os 4 anos coerente com o que a cidade precisa, são suas metas de trabalho. “Desejo crescimento à Batatais, que a tão prometida renovação de fato comece a se concretizar neste novo mandato. Desejo perseverança e muita luta para que cada um alcance seus sonhos. Sem sonhos a gente não vive, então desejo sonhos e possibilidades de realização. Deixo ainda os meus agradecimentos pelos votos, respeito e apoio das pessoas que confiaram em mim o desafio de ocupar uma cadeira no poder legislativo de Batatais. E claro, deixo um fraterno abraço à todas/os”, concluiu.