A permanência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou todos os hábitos das pessoas. Hoje, a internet nunca foi tão usada, seja para os momentos de lazer como para a aprendizagem, independentemente da faixa etária. As aulas, que antes eram presenciais, hoje, abriram espaço para o virtual e, com isso, o acesso à rede mundial se tornou uma necessidade. Seja pelo celular, tablet, notebook ou mesmo o computador convencional, o importante é conseguir ter acesso ao conteúdo escolar que agora vem sendo totalmente on-line, ou seja, de forma remota. Mas infelizmente não são todas as famílias que têm acesso fácil à internet. Para sanar essa lacuna e facilitar o acesso o Claretiano – Centro Universitário de Batatais doou 20 computadores à Secretaria Municipal de Educação de Batatais. Willian Pereira Mendonça, gerente de infraestrutura do Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Claretiano, comentou que todos os computadores estão prontos para a conexão com a Internet. “Hoje, devido a pandemia, a internet tem sido essencial para os alunos e o nosso objetivo é facilitar o acesso ao estudo para eles”, explica Willian.
O secretário de Educação, o Profº Victor Hugo Junqueira comentou que essa doação veio em um momento muito oportuno. “O computador se tornou uma ferramenta fundamental para o acesso à educação. Será um grande benefício para as famílias”, conta o Prof. Victor. Os computadores foram entregues, no dia 17 de julho, para famílias cujos filhos estudam nas escolas “Profª Esther Vianna Bologna” e “Profª Alziera Acra de Almeida”. O secretário de Educação comentou que as duas escolas fizeram a escolha das famílias beneficiadas e que alguns requisitos foram levados em consideração, entre eles, famílias com mais de um filho estudando nessas escolas, que são de baixa renda e que já contam com acesso à internet.
Para Selma da Silva Caetano, mãe da Rafaela Aparecida Caetano Barbosa, aluna do oitavo ano da Escola “Profª Esther Vianna Bologna”, a doação vai ajudar muito a filha nos estudos. “O celular da Rafaela trava e ela não consegue acompanhar as aulas direito. Agora, com a doação do Claretiano isso será possível”, conta. Rafaela comentou com emoção que agora vai poder estudar direito. “Estava com muito medo de não conseguir acompanhar as aulas, pois meu celular trava muito. Agora, tenho a certeza que vou poder estudar e colocar todas as matérias em dia. Estou muito feliz, pois esse é meu primeiro computador”, disse.
A diretora da escola, a Profª Maria Luiza Prometti de Souza, a Izinha, conta que nesse período de educação remota a escola precisou encontrar várias alternativas para que o aluno tivesse acesso ao conteúdo e com isso não fosse prejudicado. “Temos uma demanda muito grande de alunos que precisam de apoio e estrutura para o acesso às aulas. Então, selecionamos os mais participativos, com irmãos na escola para que o computador possa ser usado por todos e que as famílias pudessem assumir o compromisso mensal da internet, pois as atividades estão sendo feitas pelo site. Estou bem otimista que as crianças que ganharam os computadores vão acompanhar os estudos”, explica Izinha. Vale lembrar que a doação beneficiou dez famílias de cada escola.