Terminou no dia 12 de novembro a Semana Estadual de Mobilização e Prevenção das Arboviroses, um trabalho que não pode ficar restrito a períodos curtos, pois o combate ao mosquito que pode transmitir dengue, zika e chikungunya deve ser permanente.
Em Batatais, a Secretaria de Saúde intensificou o trabalho, por intermédio da Vigilância em Saúde e Controle de Vetores, com equipes fiscalizando terrenos e estabelecimentos que acumulam água com mais frequência, como ferros velhos, por exemplo.
“Vamos seguir vistoriando os pontos estratégicos como oficinas, borracharias, recicláveis, ou seja, locais com grande quantidade de recipientes que possam acumular água e imóveis públicos ou privados com grande fluxo de pessoas, mas é importante a população se conscientizar que eliminar os recipientes com água parada dentro de suas casas é de vital importância”, ressaltou a Secretária Bruna Toneti.
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante também vedar a caixa d’água e os vasos sanitários que não estiverem sendo usados.
O alerta deve ser encarado com muita seriedade por todos, uma vez que nem mesmo começaram as chuvas e Batatais já contabilizou os dois primeiros casos de dengue. A guerra contra o mosquito, eliminando recipientes com água parada, precisa ser travada em cada residência, em cada empresa da cidade.