Nesta semana, o prefeito Juninho Gaspar e o vice Dr. Ricardinho, acompanhados de alguns vereadores, convocaram a imprensa para anunciar a troca da iluminação pública em toda a cidade por luz led, que é mais eficiente, somando melhor resultado na iluminação dos espaços e redução do consumo de energia elétrica.
Essa melhoria será possível graças a participação de Batatais no projeto de boas práticas junto ao COMAM – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana formalizado através de um contrato de licitação da Parceria Público-Privada (PPP), visando não apenas modernizar a infraestrutura de iluminação, mas também diminuir o tempo de troca das lâmpadas queimadas e reduzir os custos de energia a curto prazo.
“As lâmpadas LED são conhecidas por sua eficiência energética, durabilidade e pela capacidade de proporcionar uma iluminação mais uniforme e clara. Qualificar o sistema de iluminação pública em LED visa oferecer mais claridade nas vias e durabilidade das lâmpadas, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno”, lembrou o prefeito Juninho, que tinha ao fundo 3 caminhões totalmente equipados para realizar o serviço por parte da empresa ganhadora da licitação.
O projeto é pioneiro em todo o país e está sendo replicado para 15 cidades, via Consórcio Público, com expectativa de trocar 70 mil pontos de iluminação em luzes de LED, que é um grande avanço tecnológico para toda a região.
“A CPFL devolveu todo o ativo da iluminação pública para a cidade e, a partir de junho, a empresa que ganhou a licitação nesse consórcio regional do COMAM, é quem vai fazer a substituição dos equipamentos e, também, sua manutenção. O importante é que não haverá nenhuma nova cobrança por esse serviço para a população. Vamos começar a troca pelas vias de maior fluxo, iniciando pela Avenida dos Pupins, seguindo por várias avenidas e ruas de maior fluxo. Temos ainda a expectativa de economia de 60% para os cofres públicos.
Entenda mais sobre essa novidade regional na iluminação pública
Com prazo recorde de 12 meses, a Bruker Soluções, empresa de consultoria e modelagem de parceria público-privada (PPP) com sede em Uberaba, no Triângulo Mineiro, criou essa primeira parceria público-privada (PPP) do país fechada por meio de consórcio, beneficiando 15 cidades que manifestaram interesse junto ao COMAM. O montante de R$ 530 milhões do contrato foi garantido para cidades pertencentes ao Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, por meio de uma PPP firmada com a SPE Luz, um grupo de empresas privadas liderado pela Zopone Engenharia, que vai investir R$ 180 milhões na parceria.
O contrato, com duração de 25 anos, já entrou em operação e prevê a renovação de todo o parque de iluminação de 15 dos 29 municípios que integram a Comam, com a instalação de luzes de Led. “Não estamos tratando apenas de uma substituição de lâmpadas antigas pelas mais recentes com tecnologia led, mas sim de toda uma gestão do parque luminotécnico de 15 cidades, com o olhar voltado para as cidades com iluminação inteligente”, afirmou o proprietário da Bruker Soluções, Glauber Faquineli.
Para ele, o grande diferencial dessa iniciativa foi propiciar a cidades de pequeno porte participar de um projeto como este, que entre início do projeto e assinatura do contrato durou 12 meses. “Contamos com municípios com até 60 mil habitantes, que serão beneficiados com essa nova gestão do parque luminotécnico. Serão utilizadas lâmpadas mais duráveis, com fachos de luz mais amplos, o que propiciará para a população impacto positivo tanto na segurança quanto no conforto dos ambientes públicos durante a noite”, avaliou.
Segundo o presidente do Comam, que também é prefeito de Igarapava (SP), José Ricardo Rodrigues Mattar, foi histórica a conquista destes investimentos para os municípios de pequeno porte, que normalmente não têm acesso a esse tipo de contrato. “Com o consórcio foi possível reunir quase 350 mil habitantes, um contingente populacional que viabiliza os investimentos e o respectivo retorno para as empresas”, avaliou.