A Prefeitura de Batatais contratou por licitação, no final do mês de março, a empresa MGI Construtora e Engenharia Eireli para ampliar o Cemitério da Saudade. O processo tem a seguinte denominação: ‘contratação de empresa especializada para o fornecimento de materiais, mão de obra e direção técnica para demolição e reconstrução de muro, com execução de piso cimentado, guias e sarjetas no Cemitério da Saudade’. São 800 metros de muro, abrindo espaço para construção de novas sepulturas. Estivemos no local e pudemos observar que as obras estão em pleno andamento, tendo prazo de 3 meses para conclusão.
Pelo contrato entre a Prefeitura com a empresa, disponível no Portal da Transparência, estão previstos R$ 118.999,90 de recursos municipais para a construção do muro e recomposição do piso, guias e sarjetas. O Cemitério da Saudade, que já perdeu ao longo dos anos praticamente todas as áreas verdes, perde agora os estacionamentos de 45 graus e o gramado lateral.
Segundo o Vereador Ricardo Mele há tempos a Câmara de Batatais insiste na construção de um novo cemitério, sendo contrário a obra paliativa. “Aumentar o número de covas adentrando no estacionamento ou até mesmo nas calçadas certamente não é a medida correta”, ressaltou.
O Padre Nelci Souza comentou na rede social que acredita que o Poder Público não vai mais construir cemitério nesta cidade. “É muito mais fácil terceirizar o serviço para uma empresa particular que vai vender o espaço, contratar coveiros, pedreiros e manutenção. Se paga empresa particular para cuidar, manter este serviço que é feito atualmente. Escreve e deixe guardado para ver se não vai ser isso que será feito”, destacou.
Enquanto não se decide o que será feito no futuro, a ‘ampliação mínima’ que está em execução pode garantir pelos menos alguns meses com espaço disponível para que as famílias possam enterrar seus entes queridos.