No dia 24 de maio, segunda-feira, o presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, esteve na cidade de Cristais Paulista para participar de uma reunião promovida pelo Escritório Regional de Franca e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para apresentar um estudo que tem o objetivo de promover a implementação de Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo. Além de consultores e técnicos das duas instituições, de representantes de Associações Comerciais, também participaram prefeitos e vereadores de cidades da região de Franca.
O estudo apresentado aos participantes da reunião, refere-se à primeira etapa do projeto conduzido em conjunto pelo SEBRAE-SP e a Fundação Getúlio Vargas – FGV que tem como objetivo promover a discussão e implementação de Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo nos Territórios do Estado de São Paulo. Para a implementação deste projeto o Estado de São Paulo foi dividido em 28 regiões, conforme apresentado a seguir, com destaque para a região de Franca.
O Mapeamento Técnico da Região de Franca, o qual objetiva fornecer informações relevantes para construção de agenda de ação conjunta e sugestões de formulação e implementação de políticas públicas ligadas a sete temas principais:
- Desenvolvimento Local e Regional;
- Compras Governamentais e da Agricultura familiar;
- Agentes de Desenvolvimento;
Desburocratização e Melhoria do Ambiente de Negócios;
- Inovação no Setor Público e Economia Criativa;
- Legislações de Desburocratização e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas; e
- Associativismo e Cooperativismo.
O diagnóstico conta com a descrição detalhada sobre três dimensões de análise. Cada uma delas se alinha a questões referentes às sete diretrizes acima mencionadas:
Dimensão social: compreende dados de demografia, educação, saúde, assistência social e índices de desenvolvimento humano;
Dimensão econômica: contempla dados regionais sobre o Produto Interno Bruto (PIB), as vocações econômicas e o setor agropecuário; e
Dimensão institucional: abrange dados fiscais recentes, o cenário de consórcios intermunicipais e de instrumentos de planejamento, bem como dados sobre inclusão produtiva, associativismo e cooperativismo e compras governamentais.
O estudo apresentado durante a reunião é bem completo, aborda todos os aspectos que envolvem os municípios, como características demográficas, educacionais, saúde, assistência social e economia, é composto por 25 páginas.
“Foi uma reunião muito proveitosa, repleta de informações importantes para utilizarmos no desenvolvimento dos setores da nossa cidade, sobretudo do setor econômico, que é composto sobretudo pelas empresas do comércio, da indústria e de prestação de serviços. São duas instituições sérias e comprometidas, o Sebrae e a FGV, temos que aproveitar ao máximo essas consultorias e assessorias para o bem do nosso município”, comentou Ennio.