Após o anúncio do Decreto de Lockdown até 31 de maio, a Associação Comercial e Empresarial de Batatais divulgou uma nota dizendo que foi surpreendida com o pronunciamento do Prefeito Juninho Gaspar. “A ACE Batatais lamenta profundamente o posicionamento do prefeito e autoridades sanitárias sem que houvesse um diálogo com a sociedade, especialmente para que fosse possível a preparação adequada para a paralisação de atividades. Aliás, desde o início da semana o presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini (foto), tentava agendar uma reunião com a administração municipal para discutir medidas para controle da pandemia, mas não foi possível em virtude de compromissos de ambas as partes. Solicitamos publicamente que a administração municipal restabeleça o diálogo para discutirmos alternativas às medidas anunciadas”, cobrava o documento.
Segundo apuramos, o Prefeito recebeu o presidente da ACE, Ennio Fantacini e membros de sua diretoria no último final de semana. Na oportunidade eles apresentaram uma pauta de pedidos para uma flexibilização nas medidas anunciadas, o que neste primeiro momento não foram acatadas.
Os empresários, principalmente do ramo do comércio, criticaram a medida, especialmente por ter sido tomada após uma mudança de posicionamento da Administração na mesma semana.
Em entrevista concedida a Rodrigo Machado, da Rádio Claretiana, Ennio Fantacini ressaltou que a ACE presa pela vida das pessoas e também presa pela vida das empresas. “A gente precisa achar um meio termo. Estamos falando de uma flexibilização humana, respeitando todos os protocolos. Com atitudes extremas existem empresas que querem sair de Batatais”, ressaltou.