É preciso que as empresas se unam nesse momento. Das mais de 80 empresas convidadas para participarem da reunião de sensibilização, apenas oito compareceram à reunião, o que poderá dificultar o reconhecimento do município como CPL
No dia 19 de agosto, segunda-feira, às 16h, no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, foi realizada uma reunião entre a entidade e empresários do setor de aço inox para discutir as novas ações que buscam tornar o município reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo como Polo Industrial de Produtos em Aço Inox para passar a fazer parte do Programa SP Produz, que tem como objetivo fomentar e desenvolver as CPL (Cadeias Produtivas Locais). Das mais de 80 empresas convidadas, apenas oito estiveram representadas no evento.
De acordo com o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, no dia 25 de junho desse ano, o Governo do Estado publicou edital no Diário Oficial o Decreto n.º 68.648 instituindo, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz, com a finalidade de estimular e fortalecer as cadeias produtivas paulistas através da governança e da cooperação, para promover a descentralização do desenvolvimento produtivo, o desenvolvimento econômico local e a redução das desigualdades regionais.
O decreto especifica que a cadeia produtiva local caracteriza-se pela concentração geográfica de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou segmento, as quais, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
“Temos em Batatais mais de 80 empresas que têm como matéria-prima para a fabricação de seus produtos o aço inox, responsável por um número considerável de empregos, além disso o município tem tradição de mais de quase cinco décadas e é justo dizer que é referência de variedade e de qualidade de produtos, tendo como clientes os setores de alimentação, lacticínios, laboratórios, hospitalar, farmacêutico, cosméticos, construção civil e lazer. Sendo assim, Batatais tem tudo para que seja reconhecida e passe a fazer parte do Programa SP Produz e desfrute de vários benefícios”, ressaltou o gerente.
O reconhecimento da CPL de inox pelo Governo, por intermédio do “Termo de Fomento”, Batatais poderá receber apoio financeiro para desenvolver ações que contribuam diretamente com as empresas, como por exemplo, a realização de cursos profissionalizantes de caldeiraria, solda TIG ou MIG com argônio, acabamentista e polidor de metais, etc. profissionais muito requisitados pela indústria de produtos em aço inox que atualmente estão em falta no mercado de trabalho.
Durante a reunião, Figueiredo apresentou todos os detalhes do projeto, informando que inscreveu Batatais no Programa SP Produz e encaminhou a documentação para habilitação da ACE como agente representante, e participará da segunda etapa que necessita que as empresas do setor de inox se unam e forneçam os dados para a produção do “planejamento estratégico do negócio”.
“É preciso que os empresários se sensibilizem para a grande importância de Batatais fazer parte desse programa do Governo do Estado, que é mais um passo para o fortalecimento deste segmento. Se deixarmos passar essa oportunidade, outros municípios poderão se beneficiar e nossa cidade vai ficando para trás. Temos a tradição em inox, são dezenas de empresas neste setor que poderão se beneficiar muito, se tornando mais prósperas e desenvolvidas. Temos que deixar amplamente registrado para todo o Brasil que Batatais é a Capital do Inox. Aqui estão as melhores empresas, os melhores profissionais e os melhores produtos”, ressaltou Figueiredo.
Devido ao baixo comparecimento de empresários do setor de inox na reunião do dia 19 de agosto, Figueiredo receia que não conseguirá as informações para encaminhar ao Programa SP Produz dentro do prazo, perdendo a oportunidade. As empresas estão convidadas a participarem, podendo entrar em contato diretamente com o gerente da ACE o quanto antes pelo (16) 99965-6902.