Segundo pesquisa da ACE Batatais as empresas do comercio varejista de Batatais, o movimento de vendas no Dia dos Pais, teve um crescimento de 3% na comparação com a mesma data do ano passado. Na pesquisa 35% das empresas informaram que a venda foi igual ao do ano passado, e 8% informaram que tiveram queda nas vendas. O produtos mais comercializados foram roupas, calçados, assessórios (carteiras, cintos) e perfumes.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estimou um crescimento de 2%, o mesmo aconteceu com a Facesp. No ano passado o crescimento foi de 4,1% e em 2017 atingiu 3,6%. A Boa Vista SCPC estimou um crescimento de 1,2% sendo que no ano passado atingiu o crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior.
O Dia dos Pais não é uma das datas mais fortes do calendário comercial, disputa a quarta colocação com o Dia das Crianças, e normalmente os presentes são de baixo valor, informa o setor de economia da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
Segundo o Gerente da ACE, Luís Carlos Figueiredo, os dados demonstraram a tendência de vendas fracas observadas nas datas comemorativas do primeiro semestre deste ano, devido ao baixo crescimento da economia brasileira, o alto nível de desemprego (13%), o aumento do endividamento das famílias – 65% estão endividadas, o índice de confiança reduzido do consumidor e a falta de projeção de melhorias da economia.
Em contato com nossa redação o empresário Emílio Donizeti Simari, da Loja Nova Grife, afirmou que as vendas não se alteraram em relação ao mesmo período do ano passado. Paulo Câmara, que atende dois segmentos, com o Mercadão dos Óculos e Adriana Lingerie, disse que visualmente o ramo ótico não apresenta aquecimento nas vendas nesta data específica. Já na moda íntima as vendas ficaram estáveis em relação à 2018. De uma forma geral, pelo que informaram os empresários pesquisados pela ACE, percebe-se que as pessoas têm procurado presentear, mas sem comprometer o orçamento.