Antes de analisar as linhas de crédito disponíveis, a ACE Batatais e Sebrae sugerem que o empresário faça uma análise cuidadosa da gestão da própria empresa, verificando os custos fixos, como aluguel, e os variáveis, que dependem do faturamento atual do negócio.
As entidades alertam “De nada adianta o empresário pegar um crédito agora para resolver um problema imediato, mas ter dificuldades depois no futuro. O momento é de analisar todas as condições. Se tiver de tomar o crédito, é preciso analisar todos os pontos e não se deixar levar pelo calor do momento”.
Para ajudar os donos de pequenos negócios a avaliar as necessidades do negócio e caso necessário, escolher uma linha de crédito, o Sebrae e ACE Batatais destacam quatro importantes recomendações:
1 – Muitos bancos já tomaram a iniciativa de prorrogar automaticamente por 60 dias os contratos vigentes dos clientes. Outros estão entrando em contato com os clientes até mesmo por aplicativos de mensagens para negociar novos prazos das dívidas. Converse com o seu banco e analise sua situação, tendo em vista que há um ambiente favorável neste momento.
2 – Avalie muito bem se estiver pensando em demitir um colaborador neste momento, pois uma demissão inclui custos na rescisão e, quando a economia voltar à normalidade, provavelmente você terá um novo custo para contratar. Verifique as condições da linha de crédito exclusiva para folha de pagamento anunciada pelo Governo Federal MP 944, ou efetue a redução da jornada de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho, conforme MP 936, ou utilize os dispositivos da MP 927 para a antecipação de férias, concessão de férias coletivas, aproveitamento e a antecipação de feriados, banco de horas, ou faça a combinação das prerrogativas (consulte o profissional da área para tomar as decisões).
3 – Se fizer um comparativo entre duas linhas de crédito semelhantes e ficar na dúvida, avalie cada parâmetro (prazo, carência, garantias exigidas) e, caso as condições sejam semelhantes, escolha a de menor juros.
4 – Não deixe de levar em consideração o momento pós-coronavírus. Dependendo do seu ramo de atividade, poderá levar um pouco mais de tempo para retomar o seu negócio ao patamar anterior. Então, o prazo de carência oferecido pelas instituições financeiras deve ser muito bem avaliado na hora de escolher entre uma ou outra oferta.
5 – Peça ajuda de um profissional do ramo de contabilidade ou da área jurídica, valorize os conhecimentos, lembre-se que uma decisão errada neste momento, pode lhe trazer sérios problemas no futuro.