Estabelecimentos precisam cumprir as exigências impostas pela Saúde Pública
Apesar da quarentena mantida pelo Governo do Estado, Batatais, que já estava com o comércio funcionando, passou a liberar também as academias. No dia 8 de maio foi publicada a Resolução 11/20, da Comissão Técnica do COE – Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, com o Protocolo Padrão Mínimo do Plano de Prevenção ao Covid-19 para academias de ginásticas e atividades afins do Município de Batatais.
O documento destaca que ‘considerando que as academias de ginásticas e atividades afins proporcionam melhor condições de saúde. E considerando a manutenção e controle de acesso aos estabelecimentos, eles ficam autorizados a funcionar parcialmente’. Os estabelecimentos devem seguir as seguintes determinações:
– apresentar junto ao C.O.E. Termo de Responsabilidade;
– observar a disponibilidade de álcool em gel, bem como banheiros dotados de sabonete liquido e papel toalha para higienização das mãos dos alunos e colaboradores.
– durante o horário de funcionamento deverá isolar a área para higienização e desinfecção dos equipamentos a cada uso.
– fica vedado o compartilhamento de equipamentos pelos alunos.
– obrigatoriedade do uso de máscara facial pelos professores instrutores e demais colaboradores.
– na chegada do aluno deverão efetuar medição da temperatura, registrando os resultados em planilha individual. Caso o aluno apresente temperatura igual ou superior a 37.8 ºC deverá o mesmo ser impedido da realização dos treinamentos e orientado a procurar o médico.
– vedado o registro de leitor digital de acesso às dependências da academia.
– determinado espaço mínimo de 16 m₂ para cada aluno, incluindo instrutor/professor.
– deverão utilizar apenas 50% dos aparelhos de exercícios, mantendo espaçamento mínimo entre um aparelho e outro.
– vedada as atividades de: lutas e esportes de combate, dança, esportes aquáticos, spinning e esportes coletivos.
Dessa forma, as academias que atenderam todas essas exigências voltaram a funcionar durante essa semana.
“Conseguimos reabrir as academias, dentro das normas. Normas rígidas que a Secretaria de Saúde nos passou para seguir. E fizemos em conjunto com as demais academias e todos concordaram. Estamos abrindo com menos de 50% de nosso público, sempre com o intuito de promover a saúde, pois como já havia dito, a única coisa que consegue matar o vírus é a imunidade alta e daí a importância das atividades físicas. Todos os professores estão usando máscaras. Os alunos que chegam fazem a medição da temperatura. Temos o trabalho de higienização e também aumentamos o espaçamento dentro da academia. Estamos fazendo o máximo possível para atender dentro dessas normas”, disse Altair Mourão, proprietário da Academia que leva o seu nome.
“Teve essa bela mobilização das academias, todos do meio da educação física que se uniram por essa causa. Voltamos, mas com toda segurança, seguindo o que a prefeitura nos pediu. Estamos higienizando a sala a cada troca de turma, medindo a temperatura e dividimos os horários para reduzir o número de alunos. Todos estão cumprindo conforme foi pedido pela Prefeitura. Agora podemos ajudar a população com a promoção da saúde, na prevenção de doenças”, destacou Nathalia Ribeiro, da Academia Arena Fitness.