Mesmo com a aproximação do final do ano, o programa Oficina e Mostra do Cineasta Batataense “Meu Primeiro Filme” será realizado em 2022, mantendo seu legado de não falhar nenhum ano desde sua criação, em 2007 (exceto os anos da pandemia, 2020 e 2021).
Como em todos os anos, a Prefeitura de Batatais é quem realiza do evento. Este é o primeiro ano que o prefeito Juninho Gaspar autoriza, uma vez que nos anos de 20 e 21, de sua administração, a pandemia impediu isso. “E posso adiantar que nos próximos dois anos de meu mandato, 2023 e 2024, a realização do “Meu Primeiro Filme” em Batatais está garantida, durante o meu mandato”, se entusiasma o prefeito.
Os recursos para que tudo pudesse acontecer chegaram por interferência do vereador Gustavo Rastelli, que se empenhou junto ao deputado federal Baleia Rossi, para que fosse repassada verba para a área cultural de nossa cidade. Três projetos foram contemplados. Um deles é nossa oficina, Dois outros, também culturais e importantes, estão garantidos para 2023, uma vez que a verba já foi repassada.
O início da Oficina será dia 22 de outubro, e acontecerá aos sábados e domingos no Centro Cultural Professor Sérgio Laurato, no andar térreo, para viabilizar a XIV Mostra do Cineasta Batataense em meados de dezembro, data a ser confirmada.
As inscrições estão abertas, e irão até dia 21 de outubro, véspera do início da Oficina. Podem ser feitas de forma remota através do formulário https://forms.gle/XeBVrpBz9qo9R26x7. É só preencher e aguardar instruções para o início da Oficina. Lembrando: este ano as reuniões vão ser aos sábados e domingos, dada a exiguidade do tempo. Quem não puder ou não souber acessar o link, pode ligar para 16-9-9765-4810 e falar com o Rogério, que ele providencia tudo. O limite é de 40 vagas.
O programa, conhecido no município, dispensa apresentações, mas é bom lembrar que, em 10 reuniões aos finais de semana serão discutidos conceitos de cinema, técnica de roteirização, criação, roteirização e filmagem de 4 curtas, feitos pelos próprios participantes e 1 Making Of, cenas por trás das câmaras.
Estamos acertando a presença do cineasta e escritor Rafael Spaca, que também deverá proferir palestra sobre seu envolvente projeto de documentário-verdade sobre Os Trapalhões, além de podermos ter um filme curto convidado, realizado em Ribeirão Preto.
Portanto, vamos nessa. Inscreva já, que há limite!!! E vamos para a XIV Oficina e Mostra do Cineasta Batataense a partir de 22 de outubro.