Historicamente, a TV teve sua primeira transmissão no ano de 1928, e somente em 1954 foi criada a TV em cores. Esta grande invenção transformou o mundo, influenciando a comunicação, o entretenimento e o dia a dia da maioria das famílias. Imaginem como foi isso, transformar uma carga elétrica aplicando força magnética e obter imagens, incrível este feito. A imagem que se forma na tela da televisão, assim como no cinema, consiste em uma série de quadros construídos em curtos intervalos de tempo. É em razão da persistência da retina do olho humano que o cérebro interpreta as imagens de forma contínua. Sabemos que ainda é o eletrodoméstico com maior presença nos lares, no entanto seu formato está mudando, e rápido. Com a internet sendo acessível com maior performance, e acessada em todos os equipamentos modernos, a TV foi pra lá.
Todos devem ter ouvido falar da NetFlix, que nasceu em 1998, e em seu início disponibilizava filmes, séries e documentários que já tinham sido exibidos no cinema e até na TV aberta, mas cobrava um preço muito baixo, sua mensalidade era menor que um ingresso de cinema. Nestes pouco mais de 20 anos muita coisa mudou, mas mudou mesmo… mas antes de falar das mudanças é importante mencionar que ainda continua muito barato e com ótimo atendimento segundo as pesquisas.
Além da NetFlix, o YouTube, por meio de canais, também passou a ser uma nova forma de apresentar programas de TV, com uma pegada mais pessoal, onde os usuários começaram a divulgar vídeos de programas caseiros, tutoriais, shows e músicas, e incrementou a diversidade das opções on-line.
Aos poucos a NetFlix mostrou que seu potencial de negócio era muito grande e rapidamente começou a ser copiada, as copias ganharam novos formatos e aos poucos fomos invadidos por uma enxurrada de opções, nos smartphones, Smart TVs, TV box e também pelos browsers nos PCs e notebooks.
Quando morava em Batatais lembro que tínhamos pouquíssimas opções de serviços de TV paga, e nada via internet, atualmente é possível contratar individualmente os canais pagos ou plataformas como Vimeo, Apple TV, Claro TV além claro da NetFlix, e assim assisti-los em qualquer um dos equipamentos que mencionei acima. Pensem assim, se gosto de assistir as séries The Walking Dead e This Is Us (muito premiadas) decido assinar a FOX e instalo o app na TV, celular, etc. Passo a ter tudo que este canal disponibiliza por esta mensalidade, sem a necessidade de ter uma TV a cabo ou via Satélite. Parece complicado, mas quando percebemos que é a mesma coisa que usar um aplicativo de banco, ou rede social começamos a pegar gosto e nem queremos mais voltar para as outras plataformas.
Há algum tempo atrás a Globo lançou o GloboPlay e fez de tudo para dissemina-lo, inicialmente liberando as novelas com todos os seus capítulos e aos poucos foi fechando esta liberação, até que começou a liberar suas séries exclusivas para este canal e agora começou a mesclar suas plataformas. Na segunda-feira, 07/10, quem assistiu o filme Manifest ficou com vontade de saber mais, pois é o piloto de uma série, isto é, trata-se do episódio que dá início a sequência, porém quem quiser assistir tem que pagar a mensalidade do GloboPlay, e claro terá acesso a tudo que lá existe.
Esta grande transformação não significa que está eliminando a TV aberta, ela ainda tem muito espaço, porém existe um grande número de pessoas que já optaram por outras formas de se entreter com filmes, séries, documentários, Jornais, etc.
Vamos aguardar o que vem por aí.