Este ano é ano de eleições municipais e é claro os bastidores já estão agitados, algumas mudanças nas eleições para vereadores vão acontecer uma vez que as coligações entre partidos não serão mais permitidas, poucos partidos terão condições de montar uma chapa completa e o que mais falta são candidatos.
Se esta é uma realidade, outra não tão nova insiste em persistir, as velhas práticas políticas de apostar na falta de memória do eleitor ainda estão vivas, o que é uma pena, tratar o cidadão com descaso. Refiro-me a esse respeito, a entrega de obras quando o momento do voto começa a esquentar, vamos aqui ilustrar com alguns exemplos típicos desta ação e que reflete o descaso junto ao eleitor.
Veja o caso da tubulação do córrego na região central da cidade, a obra se estende interminável, atrapalhando o comércio, o fluxo de veículos, um transtorno sem fim em um local que deveria ser reparado o mais rápido possível, desculpas que são as chuvas só revelam a falta de planejamento, a obra poderia ser terminada no ano passado, mas ela se arrasta por meses prejudicando a todos, enquanto isso na China faz-se um hospital em dez dias!
É claro que entregar a obra próximo das eleições fica mais fácil capitalizar votos. Outro atraso fulminante são os quiosques que se encontram no Lago Artificial, a obra está pronta, mas motivos obscuros impedem que sejam entregues aos interessados retardando todo um benefício, quando vemos isso acontecer pela televisão em outras cidades, não percebemos que aqui temos os mesmos problemas, é de se imaginar que a qualquer momento por demonstrar tal descaso pela administração pública, o tráfico e a prostituição podem apossar do local e depois ficará muito mais difícil a remoção, a bandidagem e os ilícitos aproveitam-se do descaso do Estado.
Temos também a “Gordovia”, carinhosamente tratada pelos batataenses como um local de caminhadas e ponto de encontros, começou a ser feito uma área para este fim com piso tátil, muito bonito e seguro, o material está lá disposto a céu aberto, mas não tem mão de obra para execução de algo que já começou, um descalabro, porém quando as eleições se aproximarem as faixas estarão pintadas novamente, a nova ponte já estará pronta e a memória estará com esse momento no esquecimento, só lembrando da inauguração.
Estes foram apenas alguns casos em uma região da cidade, tem muitos outros e desta forma Batatais vai indo a solavancos, tal crescimento nestes moldes em algum momento levará a desconfiança do eleitor.