Os últimos dias foram de grande movimentação da classe política de Batatais. Vários vereadores resolveram mudar de partido buscando aproximação com o atual prefeito, Juninho Gaspar, ou mesmo mais viabilidade eleitoral.
As Eleições Municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro e foi aberto o intervalo de 30 dias, da chamada janela partidária, onde as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais podiam mudar de legenda sem perder o cargo atual. O prazo terminou neste dia 5 de abril e, até o fechamento desta edição, ainda faltavam definições, mas, vamos nos ater aqueles que já tinham sacramentado a mudança.
Anabela Pavão, deixou o PSOL, partido de extrema esquerda, e se filiou no PP, do atual prefeito. Também para o PP foi o vereador Wladimir Ferraz de Menezes, que saiu do MDB.
O PSD ganhou dois vereadores: Paulo Sérgio Borges de Carvalho (antes PC do B) e Cláudio Faria (popular Boy, que estava no PTB há muitos anos).
O vereador Júlio do Sindicato, o mais votado nas últimas eleições, deixou o PSDB e se filiou no Republicados. Para a mesma sigla seguiu o vereador Sebastião Santana Júnior, que havia sido eleito pelo DEM.
A vereadora Marilda de Fátima Covas também deixou o PSDB. Seu partido agora é o MDB, tendo como colega de Câmara, o vereador Gustavo Rastelli.
Paulo Borges anuncia sua filiação ao PSD e assume a presidência do diretório municipal
Em meio à janela partidária, o vereador Paulo Borges anunciou sua filiação ao PSD, assumindo a presidência do partido. Segundo ele, a mudança visa fortalecer e ampliar o apoio à administração municipal e garantir a continuidade ao trabalho que tem beneficiado a população de Batatais, sendo destaque as políticas públicas sociais: ampliação de programas sociais, investimento em educação e saúde, atenção especial à terceira idade e atenção especial às famílias mais necessitadas; investimentos em infraestrutura: recapeamento de ruas, melhorias na iluminação pública e na rede de água e esgoto, implementação de obras de infraestrutura e revitalização de espaços públicos; promoção da cultura e do esporte: fomento aos eventos culturais e incentivo e investimento no esporte.
“A minha filiação ao PSD reforça a base de apoio ao governo municipal e garante a continuidade das ações que estão transformando Batatais. O PSD é um partido com forte presença no estado de São Paulo, e nossa filiação fortalecerá ainda mais a atuação do governo municipal em diversas áreas, fortalecendo também a relação com a Secretaria de Governo do Estado e com o próprio Vice Governo, ambos do PSD”, destacou.
Anabela Pavão surpreende ao trocar PSOL pelo PP
Com a janela partidária, entre os atuais vereadores que trocaram de partido, Anabela Pavão foi a que chamou mais atenção pela troca de um partido de extrema esquerda pelo partido de centro-direita.
Questionada, ela ressaltou que em 2020 foi eleita como oposição ao governo Juninho. Entendo a oposição como um movimento importante que mantem a democracia viva e energizada. “Foram 3 anos e meio de um mandato de oposição moderada e sempre frisando que oposição não significa ser contra o governo ou contra a pessoa que está governando. Nesta ação posicionada e reflexiva e, considerando a avaliação positiva que vim construindo ao longo deste período acerca do atual governo municipal decidi, após convite, por apoiar o atual prefeito, e para isso, foi necessária a mudança de partido”, afirmou.
A vereadora Anabela lembrou que o PSOL Batatais é um partido de oposição, e assim deve ser reconhecido e valorizado. É um partido repleto de lutas e ideais que respeito muito, além de ser grata pela vivência e aprendizado que obtive nos meus primeiros passos na vida política nesta cidade. “Agora, particularmente falando, chegou um momento em que anseio por novas vivências e experiências, o que me levou a filiar ao Progressistas para legitimar o meu apoio ao prefeito Juninho. Ressalto que esta decisão é pessoal e se consolida depois de um período de conversas e reflexões. Todavia, independente do que o futuro me reserva, tomei esta decisão em respeito à posição do PSOL Batatais diante o atual governo e para me manter coesa em relação ao que considero necessário fazer neste momento da minha vida pessoal e política. Por fim, renovo os meus agradecimentos pelo que vivi ao lado do PSOL Batatais e agradeço ainda os convites que recebi de outros partidos, em especial, o do PP para compor a base governista nestes últimos meses da presente legislatura e projetando trabalhos futuros”, concluiu.
Marilda Covas explica sua saída do PSDB
A Vereadora Marilda de Fátima Covas relatou a nossa reportagem que o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, foi fundado em 1988 e registrado, definitivamente, em 1989, surgindo a partir de uma cisão do MDB que mesclava a social-democracia, a democracia cristã e o liberalismo econômico e social. “Aqui em Batatais, por influência de familiares e amigos participei de sua formação em 1988 e me mantive fiel e filiada até este momento. Sempre comunguei com as suas bandeiras de luta que, entre outras, cito a defesa intransigente da democracia, a descentralização política e administrativa, o Estado a serviço do povo e o crescimento econômico sustentável com distribuição de renda e educação de qualidade para todos. Ao longo dos últimos anos, na minha visão, o PSDB perdeu os seus fundamentos e por disputas internas, ficamos sem dirigentes estaduais, com a realização de 3 convenções estaduais fracassadas”, destacou.
Marilda disse que o partido perdeu importantes membros, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, 3 senadores, inclusive a senadora por São Paulo, Mara Gabrilli, tendo atualmente apenas 3 Governadores (MS, PE, RS), 14 deputados federais, sendo 3 de São Paulo, mas, com trabalhos distantes da nossa região. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, são apenas 9 deputados, também, nenhum da nossa região. “Em nosso município, mesmo o PSDB estando em federação com o Cidadania não conseguimos o número necessário de candidatos para as próximas eleições, o que inviabilizou, infelizmente, a minha permanência. Fui convidada pelos presidentes nacional e municipal do MDB, respectivamente, deputado federal Baleia Rossi e ex-vereador, Dr. Luiz Divaldo Lombardi, bem como pelo Deputado Estadual, Léo Oliveira, a ingressar no MDB, convite este aceito e pelo qual muito agradeço. Espero retribuir a confiança depositada e trabalhar, entusiasticamente, para o fortalecimento e maior representatividade do MDB na Câmara Municipal”, finalizou.
Vereador Júlio do Sindicato migra para o Republicanos com apoio do Deputado Marcos Pereira
O Vereador Júlio do Sindicato informou que optou por se filiar ao Partido Republicanos, contando com o apoio expressivo do Deputado Federal Marcos Pereira, presidente nacional da legenda. “A decisão foi influenciada não apenas pela visão política do partido, mas também pela robusta estrutura partidária, incluindo ai a faculdade que o partido mantém e oferece a todos. Além disso, destaca-se o apoio contínuo de Marcos Pereira aos nossos pedidos, através de emendas e projetos que visam o desenvolvimento de Batatais. Essa união vem fortalecer ainda mais o nosso trabalho para que possamos seguir implementando iniciativas que beneficiem toda comunidade”, ressaltou o parlamentar.