Bolsonaro quando foi eleito presidente contou com circunstâncias favoráveis a sua candidatura, a mais forte foi o voto anti petismo, mas não foi só, parcela considerável queria a mudança, simplesmente por mudar, outra considerável e de última hora foi a debandada do voto do PSDB que viu que seu candidato tucano não tinha a menor condição, milhões de votos também partiram daí, o restante podemos dizer que foi o “bolsonarismo raiz”.
Hoje o quadro é outro, Lula apareceu no cenário e o descontentamento com as ações do presidente não o elevará de volta àquele patamar. Vivendo seu pior momento no governo, Bolsonaro começa a se fazer entender que não aceitará uma possível derrota nas próximas eleições e já tem o seu alvo: o sistema eleitoral brasileiro, segundo ele não é confiável, ora quando ele ganhou o sistema serviu, agora outro resultado que não seja sua vitória, o sistema não presta e não é confiável.
Enquanto esse questionamento persiste, o que não é bom para uma democracia, a CPI da Covid, no Senado deixa os brasileiros atônitos tamanho o grau de mentiras que os depoentes apresentam, mentiras com objetivos claros para criar obstáculos na investigação.
Mentiras deliberadas para desmoralizar a comissão parlamentar, mentiram sobre o relacionamento com os chineses, mentiram sobre a compra de oxigênio, mentiram sobre a coronavac, mentiram sobre as propostas da Pfizer, mentiram mais e vão continuar mentindo, tal acinte e abuso revelam tamanha omissão das testemunhas que se transformaram em coisa dolosa.
Outra questão grave é a farsa da cloroquina que criou uma espécie de demência no governo, em parte da população e até alguns médicos esqueceram a ciência para saltar nessa barca furada ideológica.
Estamos vendo um espetáculo grotesco, com mentiras grotescas, tendo a frente um presidente que nem liga para as mortes do seu povo promovendo aglomerações e alucinado, mente e provoca, se achando inabalável. Esse é o perigo, a certeza do estúpido. Enquanto isso, aqui em Batatais pagamos essa fatura vendo de perto o vírus da irresponsabilidade ferir nossa cidade e levando nossos conterrâneos. Mentiras e suas consequências.