É sabida a vastidão de possibilidades que o ser humano possui com relação a sua capacidade. Possuímos capacidades físicas e mentais que se revertem em possibilidades sociais, econômicas, culturais, políticas e de conviver e intervir no meio ambiente.
A cultura de cada povo, interfere de forma diferente no desenvolvimento dessas capacidades, que se revertem por sua vez em possibilidades. Comum ouvirmos que existem povos mais ou menos desenvolvidos e paralelamente a tomada de consciência (ou trabalho visando-a) da natureza das relações humanas dentro da sociedade em que se vive, relação explorado/explorador e de como atuar para modificar essa relação.
A família que nos acolhe em momento de nosso nascimento e outros grupos em que somos inseridos, como grupo social, escolar e de amizades, tem fator preponderante em nosso desenvolvimento. Assim, é decisivo o quanto mais possível, que engajemos nossos filhos ou aqueles que tomamos como tal, ou aqueles que contribuímos, mesmo que de forma indireta, em seus processos educacionais, que lhes ofereçamos o melhor para que ampliem suas possibilidades.
Vivemos, nos dias atuais, a pandemia do coronavirus, assim, a formação de cada pessoa será fator determinante para que possa agir de uma ou outra forma, isso muitas vezes independente do cargo que ocupa, do dinheiro que possui, do status social que possui, afinal é sua capacidade de discernimento que faz com que adote uma ou outra posição, uma ou outra postura.
É dito sobre a necessidade da tomada de consciência, mas do que afinal se trata? – É a capacidade de que nem todos os humanos possui para compreender de maneira crítica a natureza das relações humanas dentro da sociedade, ou seja, é analisar não apenas superficialmente, mas em profundidade as razões pelas quais as coisas, os fatos, as realidades são como são. Exemplo disso é compreender como se dá as relações entre quem é explorado, quem são os exploradores. A pessoa consciente, majoritariamente, a partir desse nível de consciência, deseja contribuir para alterar o que está posto. São críticas, por vezes incompreendidas ou não aceitas, principalmente pelos que detém o poder.
A capacidade de abstração, para as ciências sociais, consiste na possibilidade de enxergar o que não é exposto. Nem todas as pessoas tem essa capacidade, isso pressupõe capacidade de raciocínio, maturidade, dentre outros quesitos. Por exemplo: uma pessoa que em seu carro alcança a velocidade de 240 km por hora, não possui a capacidade de prever que não será tarefa fácil parar esse carro adequadamente ou não se envolver em acidente. Da mesma forma, um grupo social que age contrário às normas sociais e acredita que nunca se envolverá em problemas com a justiça etc.
Neste momento de coronavirus, há a necessidade urgente de que tenhamos uma postura consciente para que não pensemos apenas em nós próprios e sim em nossa comunidade, através dos grupos em que estamos inseridos. É necessário que acreditemos, mesmo sem ver, ou que não precisemos ver hospitalizações e mortes, para dotarmos uma postura responsável para a não propagação do virus.
Estamos vivenciando uma situação difícil que é o fato de que ao dependermos da postura do outro, ou seja, se o outro não fizer a sua parte, isso repercutirá em nós, como no caso do trânsito, do contágio pelo mosquito da dengue e agora pela transmissão do vírus.
O ideal seria que lidássemos com pessoas detentoras de satisfatórios níveis de consciência e abstração, assim seria tarefa mais fácil. Por isso, não deveríamos deixar para fazer o necessário na última hora ou em cima da hora, pode não haver tempo para isso. O problema é que em nosso país infantilizamos muitas coisas. Qual a graça ou o lado positivo de um povo deixar quase tudo para “os 45 minutos do segundo tempo”? Pecamos em planejamento e execução, assim, em momento de urgência é perfeitamente natural e esperado que tenhamos temor, de que termos nossa saúde na dependência da consciência do outro é uma questão perigosa. Mas, quem sabe não estejamos errados e tudo dará certo? Há também o fato de que quando as pessoas realmente querem algo, é significativamente elevada a possibilidade de que isso dê certo.
Nesse momento, foquemos no otimismo e nas atitudes que mostrem o nosso melhor!
Pense nisso!