/Facebook – Resultado do Boicote

Facebook – Resultado do Boicote

Na semana anterior mais de 400 marcas deixaram de pagar anúncios para o Facebook. As redes sociais ganharam um valor astronômico como empresa quando seus bilhões de usuários ficaram ativos em suas plataformas, e com esta audiência a porta comercial foi e é muito bem explorada.

O motivo do boicote é a discordância da conduta da empresa sobre disseminação de publicações com discurso de ódio e desinformação que são veiculados por este canal. Este movimento faz parte da campanha “Stop Hate for Profit” (Pare de dar lucro ao ódio), iniciada por grupos de direitos civis dos Estados Unidos em 17 de junho, campanha que tem o objetivo de pressionar a empresa para remoção de conteúdo, criticando a rede por não fazer uma analise de publicações.

O Facebook pode já ter perdido mais de US$ 7 bilhões estima-se, e logo no início deste cenário reuniu seus executivos para analisar a situação e decidiu não alterar de forma muito abrangente como seus conteúdos são expostos. Mas na  sexta-feira, 26/06, depois de novas ondas de boicotes Mark Zuckerberg apareceu e esclareceu os termos de uso do Facebook e apresentou novas medidas, como o endurecimento das regras e não tolerância a conteúdos odiosos, mas isso ainda não tinha sido suficiente para acalmar os ânimos.

A Coca-Cola, Starbucks, Ford e até a Microsoft aderiram à onda de suspensão de anúncios de varias redes sociais por pelo menos 30 dias, incluindo manifestações contra o racismo que também esta presente nestas plataformas. Marcas brasileiras estão monitorando a situação e começam a se movimentar para entender se vale ou não a pena fazer parte.

Em meio a diversas ações para entender o problema e tomar medidas assertivas, o Facebook encomendou uma Auditoria, que nesta quarta-feira (08), apresentou uma falha da empresa na forma de resolver seus problemas com conteúdos. Incluindo histórico de publicações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que por exemplo foi usado no passado como arma para reprimir a votação.

Depois de tudo isso, nesta quarta-feira (08), começamos a perceber pelas noticias internacionais, pelos telejornais nacionais, que a onda de ajustes pretendida pelo Facebook foi iniciada, inúmeras contas foram excluídas, contas estas que formavam uma rede, e o que ganhou muito destaque foram aquelas relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro e a politicos relacionados ao Partido Social Liberal (PSL).

Portando, quem utiliza contas falsas, envio de mensagens com características de spam (mensagens não desejadas) começaram a ser removidos desta rede social, e isso deve se expandir para todas as plataformas, sendo assim estamos vivendo um momento único de transformação, que vamos acompanhar de perto.

Para terminar uma mensagem emblemática de Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma: “O universo está assim porque as pessoas não se ajudam.”