/Recriar Educação 03-05-2025

Recriar Educação 03-05-2025

 

 

 

 

Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas, ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

 

Até dia 02/05/2025, alguns candidatos têm direito à isenção da taxa de inscrição.
A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 é um direito garantido a candidatos que se enquadram em determinados critérios socioeconômicos. Os principais grupos elegíveis são:
Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública: Alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas da rede pública têm direito à isenção.
Candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada: Aqueles que completaram todos os anos do ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas também podem solicitar a isenção, desde que atendam aos requisitos de renda.
Membros de família de baixa renda inscritos no CadÚnico: Candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido e cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), têm direito à isenção.
Participantes do programa Pé-de-Meia: Estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.
É importante ressaltar que, além de se enquadrar em um desses grupos, o candidato deve realizar a solicitação de isenção dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – que foi ampliado até o dia 02/05/2025

 

Os Pobres
Aí vêm pelos caminhos,
Descalços, de pés no chão,
Os pobres que andam sozinhos,
Implorando compaixão.

Vivem sem cama e sem teto,
Na fome e na solidão:
Pedem um pouco de afeto,
Pedem um pouco de pão.

São tímidos? São covardes?
Têm pejo? Têm confusão?
Parai quando os encontrardes,
E dai-lhes a vossa mão!

Guiai-lhe os tristes passos!
Dai-lhes, sem hesitação,
O apoio do vossos braços,
Metade de vosso pão!

Não receieis que, algum dia,
Vos assalte a ingratidão:
O prêmio está na alegria
Que tereis no coração.

Protegei os desgraçados,
Órfãos de toda a afeição:
E sereis abençoados
Por um pedaço de pão . . .