Processo seletivo para a obtenção das vagas seguiu uma série de critérios e prioridades
No dia 6 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de Batatais divulgou no site oficial do município (www.batatais.sp.gov.br) a lista de matrículas para as creches do município no ano letivo de 2025. As inscrições para ingresso nas creches, centralizadas na própria Secretaria de Educação aconteceram entre os dias 10 de setembro e 11 de outubro deste ano e o processo seletivo foi concluído com a distribuição das vagas tanto para as unidades do município quanto para as creches conveniadas.
O processo para seleção das crianças seguiu uma série de prioridades, sendo aceitas preferencialmente crianças em situação de risco e vulnerabilidade, aquelas cujos responsáveis estejam trabalhando e as demais candidatas às vagas. Nos casos em que houve empate, foi adotado um critério de tempo de espera por vaga.
Em 2025, segundo informou a secretaria, é destaque na cidade a inauguração de uma nova creche localizada no bairro Morada do Verde. A unidade contará com 100 vagas para atender às crianças da região e terá o horário de funcionamento das 7h às 17h, o que garante mais oportunidades de atendimento para as famílias.
Ao todo, 467 crianças foram inicialmente contempladas com vagas em creches para o início do próximo ano letivo em Batatais.
Matrículas:
Os responsáveis pelos alunos selecionados deverão procurar a creche onde conseguiram vaga até o dia 6 de dezembro para formalizar a matrícula.É recomendado que a família entre em contato com a creche previamente para agendar o atendimento e evitar imprevistos.
Para os que serão atendidos na Creche Morada do Verde, a Secretaria de Educação agendará as matrículas diretamente.
Documentos necessários para realização da matrícula:
– Cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis;
– Declaração de vacinação da criança, atualizada, que pode ser obtida na UBS de referência da família;
– Cópia do Cartão do SUS da criança;
– Cópia do cartão do Bolsa Família (se for beneficiário).
Lista de Espera
Os candidatos que não foram contemplados com as vagas oferecidas e foram colocados na Lista de Espera serão convocados por telefone para matrícula à medida que novas vagas forem disponibilizadas. Caso não ocorra a efetivação da matrícula dentro do prazo estipulado a criança será considerada desistente.
A Secretaria Municipal de Educação orienta que os responsáveis que tiverem interesse em realizar a transferência do aluno ou optem por permanecer na Lista de Espera, busquem o órgão para informações adicionais.
Para aqueles que não conseguiram realizar a inscrição na fase inicial, terão uma nova oportunidade a partir de 27 de janeiro de 2025, diretamente na Secretaria Municipal de Educação.