Pauta ‘grande em números e pequena em novidades’
A Sessão da Câmara Municipal de Batatais, do dia 7 de maio, teve uma Paula até que com número razoável de matérias, 38, mas com pouquíssimos destaques. Foram 12 indicações, 23 requerimentos, 2 Projetos de Lei e 1 Projeto de Resolução. A maior parte das iniciativas dos vereadores se refere a pedidos de melhorias necessárias na cidade, mas que poderiam ser diretamente encaminhadas a Secretaria de Obras, evitando perder tempo, papel e discussões. Será que existe a necessidade de fazer uma indicação para solicitar ao Prefeito que determine o desentupimento da rede de esgoto em determinada Avenida da cidade? Não seria mais fácil ligar para o responsável pelo serviço. Efetividade e qualidade nas ações, é o que Batatais espera de todos os poderes constituídos, em especial da Câmara, que tem representantes de variadores setores da comunidade.

Prefeito participa de reunião na Assembleia Legislativa
O prefeito José Luis Romagnoli esteve em São Paulo na segunda-feira, 6 de maio, participando de reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) com deputados federais, prefeitos e representantes da Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (APREESP). No encontro, debateu-se questões relacionadas aos municípios e melhorias nas gestões municipais. As dificuldades enfrentadas pelos administradores com a queda de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) foi o tema central. “É de suma importância a união de todos em prol de um Brasil melhor, juntos estamos buscando soluções e unidos vamos ter mais voz”, frisou o Prefeito.

CPFL pode trocar a iluminação convencional por LED?
Um Requerimento do Vereador Marcelo de Arruda Campos solicita que seja oficiado à Gerência Regional da CPFL, na pessoa do responsável Marcos Mielo, para que informe quais as dificuldades ou impossibilidades da Companhia, em ligar à sua rede os novos parques de iluminação pública com lâmpadas de LED, esclarecendo ainda a fundamentação legal para tanto. A pergunta, muito pertinente, vem de encontro a proposta elaborada pelo próprio Vereador Marcelo, determinando que os novos empreendimentos da cidade já estejam incluídos no Projeto a instalação dos equipamentos com iluminação LED, que tem maior luminosidade e tempo de vida útil.

Ampliação do efetivo policial em Batatais, cobrança e necessidade
Na verdade é um absurdo Batatais, com 180 anos de história, que já teve Delegacia Seccional de Política, com departamentos especializados, Cadeia Pública e principalmente efetivos das polícias Civil e Militar muito maiores em proporção ao número de habitantes, ver hoje a Segurança Pública com a estrutura tão pequena. Pensando assim, que o Vereador Júlio do Sindicato Rural apresentou dois requerimentos na última Sessão da Câmara. Nas proposituras, de números 42209 e 42210, são oficiados o Dr. Ruy Ferraz Fontes, Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo e o Coronel PM Marcelo Vieira Salles, Comandante da Polícia Militar no Estado de São Paulo, solicitando que informem o cronograma estabelecido para ampliação do efetivo policial no âmbito do Município de Batatais. Na justificativa, o Vereador lembra que a Segurança Pública é uma das bandeiras do atual Governador João Doria, dessa forma o momento para cobrança é agora, principalmente nesse momento em que um novo Concurso para formação e contratação de soldados foi aberto.

Secretário Estadual de Turismo recebe prefeito Zé Luis
Durante viagem a São Paulo nessa semana, o Prefeito Zé Luis foi recebido pelo Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. O encontro ocorreu na nova sede da Secretaria, na Praça Ramos de Azevedo, 254, mesmo local onde funciona a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. De acordo com a Administração, o Chefe do Executivo foi tratar da liberação de recursos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, que Batatais tem direito por conta de ter o título de Estância Turística. Com a concorrência dos Municípios de Interesse Turístico e a escassez de recursos estaduais nunca foi tão importante manter contato direto com as autoridades na Capital Paulista.

Vereadora Maria das Graças quer a troca de Secretários Municipais
Chamou atenção, durante Palavra Livre na Sessão da Câmara de terça-feira, 7 de maio, o pronunciamento incisivo da Vereadora Maria das Graças Arantes Silva contra alguns Secretários da Administração Pública Municipal. Ela cobrou a troca e afirma que estão trabalhando contra a atual Gestão: “Eu acho que já passou da hora do Prefeito trocar um pouco do Secretariado, porque até os próprios funcionários tem reclamado. Parece que o Secretariado está trabalhando contra. Quanto a gente defende o Prefeito, cobra alguma coisa, nós estamos pensando é na nossa cidade, mas parece que o povo está trabalhando sem coragem, sem amor, deixando a cidade no total abandono. Acredito que tá passando a hora. O Prefeito me disse que em junho vai fazer uma reforma no Secretariado e eu acredito nisso”, afirmou.