Luz Led nos novos empreendimentos
O Vereador Marcelo Arruda, depois de ter aprovada a Lei 3574/2019, que versa sobre o uso de lâmpadas de LED em novos loteamentos, está agora cobrando a efetividade da legislação. Na Sessão da Câmara de 16 de abril, ele solicitou que seja enviada cópia da Lei para a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, bem como aos seus Departamentos, para cientificá-los do seu teor e fazer cumprir suas determinações. Os novos empreendimentos já deverão elaborar e apresentar os projetos com a nova tecnologia na iluminação pública. Uma luz no fim do túnel em se tratando de modernização da cidade!!!
Mais estacionamento para a Câmara?
Com estacionamento reduzido, para o número elevado de funcionários e vereadores, a Câmara Municipal tem, diariamente, o espaço ocupado logo nas primeiras horas do dia. A Vereadora Maria das Graças apresentou uma Indicação, ao Presidente do Legislativo, para que sejam determinados estudos e posteriores providências visando construir um estacionamento para veículos na Praça Dr. Washington Luís, mais precisamente defronte à Câmara. Como o prédio anexo está com obras de reforma paradas há vários meses, por conta de problemas com a empresa que estava realizando as melhorias, as novas vagas para estacionamento deverão ficar para uma próxima oportunidade.
Transporte Coletivo = cobrar ou manter a precariedade?
Afinal quando se gasta mensalmente para manter o serviço de Transporte Coletivo Gratuito em Batatais? Ônibus que vão envelhecendo, sem manutenção preventiva; gastos com motoristas, combustível; enfim, são inúmeras as perguntas que precisam de respostas do Poder Executivo. O Vereador José Maurício Marçal Damascena, ou simplesmente Dr. Maurício, como é mais conhecido, apresentou uma solicitação ao Prefeito cobrando esses esclarecimentos. A planilha de gastos com o Transporte Coletivo, a média diária de passageiros que utilizam este serviço e as datas das manutenções realizadas nos ônibus, relativos aos últimos dois anos, foram as perguntas encaminhadas. O que se sabe é a boa parte dos usuários não aprovam o serviço realizado: ‘gratuito e sem qualidade’. Na verdade, toda a população paga, com seus impostos, um transporte que deveria ter mais horários e organização por se tratar de uma cidade que ganha novos loteamentos a cada ano.
Rodoviária pede ‘Socorro’
O Terminal Rodoviário Roberto Pimenta Marques clama por cuidados e, principalmente, por segurança. O Vereador Dr. Maurício, durante seu pronunciamento na Palavra Livre da Câmara, relatou problemas como pintura comprometida, banheiros com descargas quebradas, falta de segurança, enfim um caos em se tratando de ‘Porta de Entrada da Estância Turística de Batatais’, além da insegurança para as mulheres de todas as idades que passam pelas imediações ou mesmo utilizam os ônibus que tem parada naquele local. “É o Centro, o coração da cidade, da Estância, e não pode continuar sem nenhuma atenção”, conclamou.
André Calçados desabafa: ‘Nem mesmo nome de rua conseguimos’
A população de uma forma geral quando escolhe seus representantes quer, nesses homens e mulheres, a atuação na defesa dos interesses da coletividade. É isso pelo menos que a maioria espera. Mas, observando algumas falas de próprios integrantes do Legislativo observa-se que o ‘Poder’ de efetividade em suas ações é mínimo. Na última Sessão da Câmara o Vereador André Luís dos Santos, o André Calçados, afirmou que sua atribuição não é respeitada, que Batatais ainda vive como uma terra de ‘Coronéis’, que nem mesmo nome de rua consegue. Disse que foi a Secretaria de Obra e implorou pelas informações para nomear ruas, onde já teria históricos. “Batatais precisa ser uma cidade civilizada, onde os poderes são respeitados. Quem sabe agora, com a proximidade das eleições, teremos um ano de glória com, pelo menos, os buracos sendo tapados”, afirmou.
Ricardo Mele cobra a prestação de Contas da Festa do Leite
Em seu quinto mandato como Vereador, Ricardo Melle afirma que anualmente se mantém um requerimento padrão pedindo prestação de contas da Festa do Leite. Nesse ano não será diferente. Apesar que o anúncio dos shows de 2019 já foi feito, as informações detalhadas da Festa do 2018 ainda não chegaram. Afirmou, na última Sessão do Legislativo, que o Prefeito chora, reclamando das finanças do Município, e inexplicavelmente anuncia 10 dias de festa, com grandes shows. “Precisamos saber quanto vai ficar isso. A cidade toda esburacada e não temos sequer um cronograma de gastos desse tipo de evento, com público estimado”. A cobrança ganha eco nas redes sociais, mesmo com boa parte da população aprovando a realização do tradicional evento.
Ingresso por alimento
Aproveitando a movimentação da Festa do Leite, a Vereadora Andresa Furini propôs, por meio de Indicação a Prefeitura, que se estude a possibilidade de trocar ingressos por alimentos não perecíveis pelo menos em uma das noites do evento. Segundo a parlamentar, seria uma forma de ajudar as entidades assistenciais do Município. Para o Poder Público bastaria apenas boa vontade e organização.
Licitação online em Batatais. Será que é possível?
O Requerimento, de número 42131, da Vereadora Andresa Furini, apresentado na última Sessão da Câmara Municipal, questiona a Administração Municipal se pretende implantar a transmissão on-line de licitações, esclarecendo, em caso afirmativo, quando será efetivada esta medida ou, do contrário, que aponte os motivos que impedem tal providência. Seria uma evolução significativa, pois de qualquer lugar e a qualquer momento em que as propostas são abertas, no Setor de Licitações do Município, a população e os próprios vereadores poderiam acompanhar. Fiscalização em tempo real. Será que é possível em Batatais?
Cadê o Secretário de Desenvolvimento Econômico?
O Vereador Júlio do Sindicato Rural, um dos parlamentares que defendeu a reforma administrativa proposta pela atual administração, está cobrando respostas para duas questões fundamentais em sua opinião: 1ª – Por que ainda não foi nomeado o Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico? 2ª – Quais foram os critérios adotados para nomear o Sr. Ariovaldo Umbelino Fernandes para o cargo de Diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, especificando, ainda, qual a sua formação acadêmica ou outras relativas ao cargo, bem como que esclareça quais são as ações que o mesmo vem tomando visando o cumprimento do art. 99, da Lei Complementar nº 48/2018, que discrimina as atribuições do cargo? Os questionamentos foram feitos em requerimentos apresentados na última Sessão Ordinária. Segundo Júlio não se trata de questões pessoais, mas de se buscar o cumprimento da legislação.